Viagora

A mulher está conquistando força e voz, diz delegada Vilma Alves

Nesta terça-feira, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e a delegada falou sobre o assunto.

Nesta terça-feira, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que é um símbolo da luta feminina por igualdade de direitos, além de combate a todo tipo de violência praticada contra as mulheres.

O Viagora conversou com a delegada Vilma Alves, titular da Delegacia da Mulher em Teresina, que relata algumas conquistas das mulheres na sociedade, e principalmente que houve um avanço nas denúncias de violência.

"A mulher brasileira conseguiu sair do privado, do seu casulo, e ir para o público. São conquistas fundamentais, temos que comemorar", declarou a delegada

Foto:ViagoraDelegada Vilma Alves fala sobre o trabalho há 30 anos
Delegada Vilma Alves.

Sobre o assunto a delegada explica: “A mulher tinha medo de ir as delegacias até porque elas eram distritais, só ocorreu a mudança a partir de 1985, quando se criou as primeiras delegacias de Defesa dos Diretos da Mulher. Depois da constituição as mulheres foram se preparando, a exemplo disso, eu mesma fui escolhida no Brasil para o curso de formação de liderança feminina, fazíamos a multiplicação do conhecimento para incentivar as mulheres e fomos e estamos ganhando, a mulher está conquistando força e voz, porque nós não tínhamos voz de acordo com a Constituição, e a mulher agora tem mais garra de denunciar seus agressores. Além disso, com a Lei Maria da Penha ficou melhor, porque deu resultado, a mulher via o marido preso, o agressor preso em flagrante, coisa que não acontecia no Código Penal de 1940”, destacou.

Segundo a delegada, a violência contra a mulher está ligada a cultura “machista”. “A questão da violência contra a mulher é cultural, é o machismo, o homem tem que ser bravo, fala grosso, tem que bater, já a mulher tem que ser submissa, só que nós subimos o primeiro grau em relação a violência da conquista das mulheres. Ela não pode ficar onde quer que é importunada, é assediada, perseguida, estuprada, xingada e humilhada de todas as formas, então é preciso ainda a geração futura que deve continuar com essas grandes conquistas e lutas”, explica.

A delegada também deixa uma mensagem para as mulheres teresinenses.“Eu sou mulher de esperança, futuro e liberdade, o meu ideal é de liberdade. Quanto mais a mulher tomar consciência de que ela é uma cidadã, nasce nela o direito de liberdade, eu comparo a mulher como uma águia que percorre, voa, passa um tempo e ela tem que tirar todas as garras, toda a plumagem para nascer outra assim são as mulheres. As mulheres do futuro chegarão ao ponto que nós teremos de ser respeitadas de igual para igual”, finalizou.

Facebook
Veja também