Viagora

Prefeitura e Meio Ambiente promoverão limpeza de rios em Teresina

o programa “Rios Mais Limpos” e todo seu sistema vai oferecer transparência para o usuário, incentivar a melhorias operacionais e aprimorar a orientação de ações de fiscalizações

A Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, iniciaram o programa “Rios Mais Limpos”. O programa tem o objetivo melhorar a gestão de efluentes em todo país.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, será realizado um mutirão de limpeza previsto para o dia 21 de maio. A secretária do Meio Ambiente Elizabeth Sá, fala sobre a importância do programa e fala sobre ações futuras, “Essa é uma iniciativa muito importante para nossa cidade que visa ainda fomentar ações de despoluição dos rios, incentivar a limpeza e coleta de lixo neles, nos lagos, lagoas e praias fluviais, além da implementação de sistemas de tratamento descentralizados de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais, bem como a promoção de projetos que visem o reuso da água”, comenta a secretária.

Ainda de acordo com informações da prefeitura, o programa “Rios Mais Limpos” e todo seu sistema vai oferecer transparência para o usuário, incentivar a melhorias operacionais e aprimorar a orientação de ações de fiscalizações pelos órgãos ambientais e agências reguladoras.

Também foi informado que durante o mutirão que ocorre em maio, será necessário o teste de covid-19 para os participantes. O Ministério do Meio Ambiente solicitou a prefeitura apoio com os catadores, na triagem dos resíduos, o que dor reciclável será dos catadores e o que não for será enviado para o aterro da prefeitura.

A ação terá parceria com o programa “Vida Rios”, idealizado pela SEMAM com apoio das Superintendências das Ações Administrativas Descentralizadas de Teresina, visam também revitalizar outras áreas de preservação ambiental da cidade.

por Amanda Santiliana

Facebook
Veja também