Viagora

Prefeitura e IFPI lançam projeto de hortas comunitárias em Teresina

Segundo a prefeitura, o projeto visa contribuir com o fortalecimento e valorização da horticultura comunitária na capital piauiense.

Na próxima segunda-feira (18), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) lança oficialmente o Projeto Hortas Comunitárias Sustentáveis, na capital piauiense.

Conforme a prefeitura, o projeto idealizado pela reitoria do IFPI visa contribuir com o fortalecimento e valorização da horticultura comunitária na cidade de Teresina enquanto fonte de alimentação saudável e geração renda, que tem destaque no cenário nacional entre as hortas comunitárias urbanas.

Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaProjeto de Hortas comunitárias em Teresina.
Projeto de Hortas comunitárias em Teresina.

De acordo com a prefeitura, o Piloto contempla em sua primeira fase a região sudeste, beneficiando 22 horticultores e horticultoras das Hortas do Dirceu, e em sua segunda fase será executado na região da grande Santa Maria da Codipi.

Segundo o projeto, as hortas beneficiadas receberão intervenções da Prefeitura, por meio da Secretaria de Produção Agropecuária (SEMP), com ações que incluem apoio e assistência técnica, organização e sinalização das hortas e incentivo à comercialização, e da Secretaria de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste, através de serviços de manutenção e intervenções estruturais nesses espaços produtivo e seu entorno, favorecendo a produção e fomentando melhores condições socioambientais nas hortas e comunidades.

Ainda de acordo com a prefeitura, o Projeto é uma iniciativa de natureza multidisciplinar e intercampi articulada pela Pró-reitoria de Extensão do IFPI junto ao Campus Teresina Central, o Campus Avançado Dirceu e o Campus Avançado de José de Freitas, o que possibilitará a qualificação profissional dos horticultores e horticultoras nos eixos de recursos naturais e gestão de negócios, além da realização de diagnóstico socioambiental.

O projeto também destaca que a formação profissional realizada pelo IFPI terá ênfase nas aulas de campo, que serão acompanhadas pela equipe técnica da Secretaria de Produção Agropecuária e estudantes bolsistas do projeto, o que possibilitará o aprendizado e aplicação de técnicas de produção de alimentos orgânicos, além da gestão e comercialização da produção, favorecendo o desenvolvimento desse arranjo produtivo de forma sustentável na cidade de Teresina, impactando sobre a produção, meio ambiente e renda dos horticultores e suas famílias.

O Projeto Hortas Comunitárias Sustentáveis consolida a parceria institucional entre o IFPI e a Prefeitura de Teresina na promoção da educação, empreendedorismo, geração de renda, alimentação saudável, desenvolvimento comunitário e meio ambiente, agregando valor e incentivando a criação de novas oportunidades para os horticultores e horticultoras da cidade de Teresina e suas comunidades.

Facebook
Veja também