Viagora

Tríduo Pascal inicia nesta quinta-feira na Catedral de Teresina

A celebração ocorre nos dias 14, 15, 16 e 17 de abril, e será presidida por Dom Jacinto Britto

Nesta quinta-feira (14), inicia em Teresina a programação da Catedral da cidade e celebração da Tríduo Pascal, momento que relembra o sacrifício de Cristo. No período da celebração, paróquias e a comunidade da Arquidiocese terão procissões ao longo dos dias.

Hoje, dia 14, às 18h ocorre o Lava-Pés e Missa da Ceia do Senhor. Amanhã, 15, às 15h acontece a Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto saindo da Catedral de Teresina em direção a Igreja de São Benedito.

Foto: Divulgação/ArquidioceseLava-Pés
Lava-Pés

No sábado santo, dia 16, às 21h será realizada a Solene Vigília Pascal. E por fim, no domingo de pascoa, dia 17, às 15h00, ocorre o Teresina! Ressuscita com Cristo - Carreatas com a imagem de Cristo Ressuscitado saindo de quatro foranias: Norte (Igreja Matriz da Área Pastoral São José, no Bairro Jacinta Andrade), Leste (Igreja Matriz da Diaconia Santa Rita de Cássia, no Vale do Gavião), Sul (Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento, no Bairro Porto Alegre) e Sudeste (Igreja Matriz da Paróquia Cristo Libertador, no Bairro Renascença II). E às 18h inicia à Santa Missa Solene da Páscoa da Ressurreição do Senhor e Festa do Teresina! Ressuscita com Cristo.

As celebrações da Tríduo Pascal serão precedidas por Dom Jacinto Britto. Segundo o padre Isaías Pereira, esta é a celebração mais importante da igreja.  “O Tríduo Pascal é a celebração mais importante, é o que há de maior na vida da Igreja. Por isso, todos os católicos são convidados a participar ativamente dessas celebrações, pois é nesse período que vivenciamos aquilo que dá sentido à nossa fé. São Paulo, em uma de suas cartas, nos diz que se Cristo não tiver ressuscitado, a nossa fé é vã. Então é esse mistério que faz com que a nossa fé tenha sentido” fala o padre.

De acordo com informações divulgadas pela Arquidiocese de Teresina, mesmo após a flexibilização dos protocolos de enfrentamento ao coronavírus, permitam a ocupação total de templos religiosos e a liberação de uso de mascaras, a Arquidiocese orienta que os fiéis usem o item de proteção e façam uso também de álcool em gel para higienização das mãos. Outra orientação da Arquidiocese é que os fiéis procurem sua paróquia, diaconia ou área pastoral e participem desse importante momento de celebração da fé.

por Amanda Santiliana

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Arquidiocese de Teresina

Facebook
Veja também