Viagora

Operação conjunta de Combate a Dengue em Teresina começa na segunda

A ação ocorre no bairro Monte Verde, segundo a prefeitura, cerca de 300 pessoas estarão envolvidas na limpeza dos pontos de contaminação

Nesta segunda-feira (02), a Prefeitura de Teresina realiza mutirão de combate ao mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, zika e Chikungunya na zona norte de Teresina.

A ação ocorre no bairro Monte Verde, segundo a prefeitura, cerca de 300 pessoas estarão envolvidas, entre elas agentes de saúde, reeducandos com acompanhamente da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), agente de limpeza e o exército.

Foto: Divulgação/PMTAção conjunta de combate ao mosquito da dengue
Ação conjunta de combate ao mosquito da dengue

De acordo com Paulo Marques, gerente do Centro de Zoonoses, a ação é importante para diminuir a quantidade de mosquitos contaminando as pessoas. “Nessa operação vamos continuar fazendo esse serviço e ainda ganhamos ajuda importante de militares do exército para que o trabalho seja executado mais rapidamente. O importante é diminuirmos o número de mosquitos que estão sugando o sangue e contaminando as pessoas com o vírus da dengue, chikungunya e zika”, disse o gerente.

A limpeza será feita de acordo com o mapa sanitário do Centro de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Edmilson Ferreira, os agentes de saúde já estão fazendo visitas aos pontos de contaminação. “A operação inicia com as SAADs, atuando com o CTA que é a limpeza, o pessoal da saúde fazendo o fumacê onde tem que ser feito. A limpeza é fundamental para o combate ao mosquito e está sendo realizada em toda a cidade. Estamos contando com apoio dos reeducandos, exército, os agentes de saúde já estão realizando as visitas e todos os ambientes onde estão os focos que precisam ser eliminados”, ressalta o secretário.

Os órgãos que estarão envolvidos nesta ação são representantes das Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas, a FMS,  Sejus, Secretaria  Municipal do meio ambiente de Teresina (Semam), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Eturb (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom),  Secretaria Municipal de Educação (Semec), e o Consórcio Teresina Ambiental (CTA).

Facebook
Veja também