HGV realiza cirurgia inédita para correção endovascular de aneurisma
A técnica de alta complexidade para correção endovascular de um aneurisma justa renal foi escolhida, pois, as chances de complicações são menores.
Médicos cirurgiões do Hospital Getúlio Vargas (HGV), realizaram cirurgia de alta complexidade e minimamente invasiva para a correção endovascular de um aneurisma justa renal.
De acordo com o HGV, os profissionais que participaram da cirurgia foram os cirurgiões vasculares do HGV, Martônio Assunção e Nilo Luiz, e o cirurgião endovascular do Hospital do Servidor de São Paulo e Sírio Libanês, Marcus Vinicius Martins Cury.

O Cirurgião Vascular Martônio Assunção, explica que a escolha da técnica menos invasiva que a tradicional pois, as chances de complicações são menores. “A correção do aneurisma de aorta abdominal via endovascular é uma técnica menos invasiva se comparada à técnica aberta convencional. Optamos por esta técnica para evitar que o seguimento afetado se rompesse e o paciente pudesse vir a ter complicações ou vir a óbito”, comentou.
Ainda de acordo com o Martônio o método usado na cirurgia foi capaz de salvar as artérias renais e corrigir o aneurisma. “Este paciente tinha um aneurisma que era junto às artérias renais, que são artérias bastante importante que irrigam o rim. Na cirurgia convencional, o paciente poderia perder o rim, ir para diálise e ter complicações mais sérias. Então, nessa cirurgia, nós salvamos as artérias renais e corrigimos a aneurisma para obter um resultado satisfatório e uma boa qualidade de vida”, explica.
O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Ítalo Rodrigues, fala que os investimentos feitos pelo Governo do Estado do Piauí e os profissionais do hospital contribuem para o avanço nos serviços oferecidos pelo HGV. “É um hospital que já é referência em alta complexidade, mas graças aos investimentos que tem recebido do Governo do Estado e à equipe competente de profissionais, avança nos serviços oferecidos à população e pode salvar mais vidas”, comenta.
Teresina
Piauí
Hospital Getúlio Vargas - HGV
Sistema Único de Saúde - SUS
Governo do Piauí
-
"Mutirão de Cirurgias Eletivas 2022" é lançado no Piauí
O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (29), no Palácio de Karnak, no centro de Teresina. -
Ministério da Saúde quer ampliar atendimento psicossocial de jovens
Municípios e estados receberão incentivo financeiro do Governo Federal para crianças diagnosticadas com depressão e ansiedade. -
Vacinação contra a Influenza é ampliada para população em geral
Segundo o Ministério da Saúde, as doses que sobraram da primeira campanha de grupos prioritários serão utilizadas na campanha geral. -
-
FMS distribuiu kits de higiene bucal no Teresina Cuida de Você
De acordo com a Fundação, mais de 100 serviços relacionados à saúde foram oferecidos de forma gratuita durante a ação. -
FMS confirma duas mortes por Chikungunya na cidade de Teresina
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, já existem 406 casos confirmados da doença e outros 920 em observação.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir