Viagora

Programa Rios + Limpos é implementado na cidade de Teresina

Durante três horas de evento foram recolherem mais de meia tonelada de resíduos sólidos as margens dos rios.

No último sábado (21), ocorreu a realização do programa “Rios + Limpos” do Ministério do Meio Ambiente e a Prefeitura de Teresina (PMT) e bastaram-se três horas de evento para recolherem mais de meia tonelada de resíduos sólidos as margens dos rios beneficiados pelo projeto.

Segundo a PMT, o material pesado por uma associação de catadores profissionais surpreendeu quem estava presente. À frente do projeto por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, SEMAM, entre outras, o secretário de Qualidade Ambiental no Ministério do Meio Ambiente, André França, percorreu, semana após semana, todos os Estados da nação não apenas com este, mas com outros inovadores programas e propostas de acordos e parcerias.

Foto: Divulgação/PMTColeta de mais de meia tonelada de lixo as margens dos rios Poti e Parnaíba
Coleta de mais de meia tonelada de lixo as margens dos rios Poti e Parnaíba

“A ação de limpeza trabalha também o exercício da cidadania ambiental, provando que o lixo nada mais é do que matéria prima fora do lugar”, destacou André França. “Se descartado de forma adequada, separado e reciclado, esse lixo pode gerar ‘empregos verdes’, ajudar a preservar os recursos naturais e evitar a poluição dos rios”.

Programa “Rios + Limpos”

O programa trata-se de uma iniciativa que busca a melhoria da qualidade das águas e incentivo da limpeza e conservação da população local nesta tarefa. Teve seu ponto de encontro em Teresina, no Parque Ambiental Encontro dos Rios, zona norte da capital e reuniu autoridades, convidados e 135 voluntários – que fizeram a coleta em lanchas ou percorrendo trilhas das margens dos rios.

Facebook
Veja também