Viagora

Arquidiocese de Teresina divulga programação para Corpus Christi

O tema desde ano é “Eucaristia: Pão da unidade na sinodalidade” e tem como lema, “Fica conosco, Senhor” (Lc 24, 29).

A Solenidade de Corpus Christi acontecerá no dia 16 de junho na Arquidiocese de Teresina. A programação foi preparada para iniciar nesta segunda-feira (13), com a realização do Tríduo Eucarístico nas paróquias e na Catedral de Nossa Senhora das Dores. A celebração, anualmente ocorre após a Santíssima Trindade. 

O tema desde ano é “Eucaristia: Pão da unidade na sinodalidade” e tem como lema, “Fica conosco, Senhor” (Lc 24, 29). De acordo com o padre Klebert Viana, pároco da Catedral Metropolitana de Teresina, a data é um convite para a reflexão sobre a obra que Jesus Cristo deixou.

“Nos últimos dois anos não pudemos realizar uma grande programação por causa da pandemia, mas esse ano estamos muito alegres e com uma boa expectativa para a realização deste momento de muita espiritualidade e oração. Preparamos uma programação rica justamente para marcar o nosso reencontro depois desse período afastados. Todos os cristãos católicos são convidados para que possamos celebrar bem e fazer uma festa bonita em honra ao Nosso Senhor Jesus Cristo”, explicou.

Confira a programação:

De 13 a 15/06

Tríduo Eucarístico nas Paróquias da Arquidiocese de Teresina e na Igreja Catedral

Dia 15/06

 20h – Início da Montagem do Tapete de Corpus Christi

 21h – Vigília Eucarística na Catedral de Nossa Senhora das Dores

Dia 16/06

06h – Alvorada festiva e café partilhado

07h – Laudes Solene na Catedral de Teresina

09h – Santa Missa na Igreja Catedral seguida de Exposição do Santíssimo Sacramento

12h – Repique dos sinos das três igrejas do Centro da capital

13h – Abertura dos Portões da Praça Saraiva

14h – Apresentações Culturais no Patamar da Igreja Catedral

16h – Santa Missa Solene Arquidiocesana presidida pelo Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito no Patamar da Igreja Catedral em seguida Procissão Eucarística até o Adro da Igreja de São Benedito com louvores ao Santíssimo Sacramento e Bênção Eucarística.

Solenidade de Corpus Christi

A solenidade de Corpus Christi é celebrada desde o século XIII. A festa é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo e foi instituída pelo papa Urbano IV, em 1264. Ainda de acordo com o padre Klebert, entre as novidades da programação estão as apresentações culturais, no Patamar da Igreja Catedral, e o tradicional tapete que estará presente em todo o percurso da procissão.

Por: Bruna Sousa
 

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Arquidiocese de Teresina

Facebook
Indicado para você
Veja também