Pacientes denunciam falta de medicamentos no Hospital Justino luz
A Fundação Hospitalar informou que a dificuldade ocorre porque há falta de vários insumos em todo o país. De acordo com o Conasems, dipirona monoidratada 500mg injetável está em falta.
O Viagora recebeu denúncia relatando que o Hospital Regional Justino Luz (HRJL), localizado em Picos, está há aproxiamdamente três semanas sem remédios e os próprios pacientes estão tendo que comprar as medicações.
De acordo com a denúncia, estão em falta medicamentos como, o Bromoprida, Ondansetrona, Tramal, Plasil, que são utilizados em pacientes pós-cirúrgicos, além de esparadrapos e seringas de 20ml.
Ainda de acordo com o denunciante, outro medicamento que está em falta é a dipirona injetável, os pacientes que precisam do remédio estão tendo que utilizar o medicamento em gotas, que possui um tempo maior para fazer efeito.
Outro lado
Procurada pela reportagem a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares emitiu uma nota sobre o assunto.
Confira abaixo a nota na íntegra:
A Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares informa que enfrenta dificuldades no abastecimento de medicamentos.
A dificuldade ocorre porque há falta de vários insumos em todo o país. De acordo com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a dipirona monoidratada 500mg injetável está em falta em todos os estados.
O principal responsável por esse desabastecimento é a falta de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria prima de todo medicamento e a principal responsável pelo seu princípio ativo. Mais de 95% da IFA utilizada pela indústria farmacêutica são importadas e 68% vem da China. O cenário pandêmico e geopolítico dificultou a cadeia de distribuição do insumo vindo de fora.
A Fepiserh informa ainda que tem buscado incansavelmente por esses insumos em todos os distribuidores do país e que está empenhada em resolver esse problema o mais rápido possível.
Enquanto isso, o setor farmacêutico da instituição está providenciando medicamentos similares, que possam substituir os que estão em falta para que os pacientes não sejam prejudicados.
Picos
Piauí
Hospital Regional Justino Luz
Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares
-
Piauí registra 365.658 pessoas recuperadas da Covid-19, diz Sesapi
Dos casos confirmados, 30 dos infectados são homens e 30 são mulheres, que variam entre 14 a 78 anos de idade. -
População com primeira dose da Janssen pode tomar reforço em Teresina
Segundo a Fundação, o paciente deve ter no mínimo quatro meses da dose anterior para ter direito à nova dose da vacina. -
A principal estratégia contra Covid é a vacinação, diz Neris Júnior
O secretário de Saúde, falou também sobre o aumento de casos de dengue e chikungunya no Piauí. -
-
"Mutirão de Cirurgias Eletivas 2022" é lançado no Piauí
O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (29), no Palácio de Karnak, no centro de Teresina. -
Ministério da Saúde quer ampliar atendimento psicossocial de jovens
Municípios e estados receberão incentivo financeiro do Governo Federal para crianças diagnosticadas com depressão e ansiedade.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir