Viagora

Macaco "Chico" passa por reabilitação no Bioparque Zoobotânico

O macaco viralizou nas redes sociais com um vídeo 'amolando' uma faca na cidade de Corrente.

  • Matheus Santos/ Viagora Macaco Chico, no Zoobotânico1 / 8 Macaco Chico, no Zoobotânico
  • Matheus Santos/ Viagora Macaco Chico, no BioParque Zoobotânico2 / 8 Macaco Chico, no BioParque Zoobotânico
  • Matheus Santos/ Viagora Macaco Chico, no BioParque Zoobotânico em Teresina3 / 8 Macaco Chico, no BioParque Zoobotânico em Teresina
  • Matheus Santos/ Viagora Polícia Ambiental no parque Zoobotânico4 / 8 Polícia Ambiental no parque Zoobotânico
  • Matheus Santos/ Viagora Parque Zoobotânico de Teresina5 / 8 Parque Zoobotânico de Teresina
  • Matheus Santos/ Viagora Luciano Monteiro, Diretor do Bioparque Zoobotânico6 / 8 Luciano Monteiro, Diretor do Bioparque Zoobotânico
  • Matheus Santos/ Viagora Veterinário Alexandre7 / 8 Veterinário Alexandre
  • Matheus Santos/ Viagora Local de reabilitação de animais8 / 8 Local de reabilitação de animais

Recentemente, no dia 23 de junho, nas redes sociais, viralizou vídeos de um macaco, que atende pelo nome de “Chico”. Segundo relatos, o primata estava há mais de uma semana realizando "traquinagens" ao invadir casas, furtar objetos e até ‘amolar’ uma faca no município de Corrente, no interior do Piauí.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou a captura do animal juntamente com o IBAMA e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) responsáveis pelas condições de saúde. ‘Chico’, foi levado ao Bioparque Zoobotânico, localizado na Zona Leste de Teresina, para passar por uma reabilitação a vida selvagem.

AoViagora o diretor do Bioparque, Luciano Monteiro, relembra do vídeo viral e ressalta sobre os traumas causados da criação ilegal tanto para os animais como para os humanos. “Muito provavelmente esse animal é fruto de tráfico de animal então ele deve ter fugido ou alguém o abandonou. A grande questão é essa, esse animal nunca deveria ter saído do ambiente natural dele. Então porque ele foi tirado e em como ele foi tirado, precisamos focar nisso.”

Ainda sobre a reiteração do primata, Luciano explica: “No vídeo mostra ele com a faca, mas porque ele estava com a faca? Talvez quem o criasse utilizava dessa ferramenta e ele viu. O macaco é um animal naturalmente curioso. E hoje ele irá passar por todo um processo de interação a uma família para poder ser reintroduzido a natureza. É feito toda uma pesquisa nesse local de soltura para que ele possa prosperar na região.”

O veterinário do local, Alexandre, alerta sobre o tráfico ilegal de animais e fala sobre o tratamento de ‘Chico’ no BioParque.

“O Chico, é um macaco prego comum como chega normalmente oriundo de denúncias porque o pessoal continua insistindo em criar animal silvestre em fundo de quintal. Macaco prego é um animal que chega a ser agressivo e seu ataque pode causar lesões irreversíveis. As pessoas compram o filhote bonitinho mas quando eles chegam na idade de reprodução o animal fica valente.”

Facebook
Veja também