Viagora

FMS realiza Campanha Julho Amarelo em prevenção a Hepatite

Informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), até junho 2022, Teresina registrou 642 casos notificados.

Nesta segunda-feira (11), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realiza a Campanha Julho Amarelo que realiza ações de prevenção das hepatites através de cursos e palestras e na realização de testagem para as hepatites B e C, em instituições públicas e privadas. As equipes estarão no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas; no dia 13 no Hospital Universitário e no dia 18 no Shopping da Cidade.

De acordo com a diretoria de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba: “Pessoas com sinais e sintomas de hepatites também devem procurar as Unidades Básicas de Saúde onde estão sendo intensificadas as testagens, além de vacinação contra a hepatite B.”, afirma.

Segundo a Fundação, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

Conforme a FMS, existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D (Delta) e E. As dos tipos A e E se manifestam de forma aguda e não cronificam, com o sistema imulógico do paciente eliminando o vírus do organismo depois da crise, mas os tipos B, C e D podem se tornar crônicos e pedem mais atenção dos órgãos de saúde no mundo.

Informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), até junho 2022, Teresina registrou 642 casos notificados dos vários grupos de hepatites virais nos últimos cinco anos.

Facebook
Veja também