Viagora

Regina Sousa entrega medalhas a vencedores da 15ª e 16ª OBMEP

Foram entregues ao todo 304 medalhas entre ouro, prata e bronze, menções honrosas e outras premiações para alunos piauienses da rede pública e privada.

Foi realizada nessa sexta-feira (01), a solenidade de entrega das medalhas da 15ª e 16ª "Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas" (OBMep). A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções, em Teresina.

Foram entregues ao todo 304 medalhas entre ouro, prata e bronze, menções honrosas e outras premiações para alunos piauienses da rede pública e privada, que tiveram excelente desempenho nas duas edições do evento.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraGovernadora Regina Sousa
Governadora Regina Sousa

De acordo com o Governo do Piauí, também foram entregues premiações para professores, gestores e Secretários de Educação.

Regina Sousa afirma que também já ter lecionado matemática para séries iniciais, e que desenvolveu métodos para ajudar as crianças e convidou os alunos campeões a também ajudarem outros colegas.

“Precisamos vencer essa história de matemática é um “bicho-papão”, vocês que já venceram a OBMEP podem contribuir para ajudar os colegas a também pegarem o gosto pela disciplina. Essas Olimpíadas foram um estímulo para jovens e crianças perderem o medo de matemática, para descobrirem que é uma disciplina como qualquer outra, que com dedicação e método é possível aprender. É uma disciplina que ajuda muito no raciocínio lógico e fico feliz em ver tantos meninos meninas sendo premiados. Aqui temos alunos que já são campeões nacionais. Essa é a etapa estadual, mas com certeza vamos ter novos campeões nacionais, por que o Piauí tem se destacado muito, antes era apenas uma cidade, Cocal dos Alves, e agora vemos a participação de outros municípios de forma destacada”, disse a governadora.  

O medalhista de ouro na 16ª OBMEP, Willian Rian, estuda na Escola Nossa Senhora da Paz em Teresina. Ele afirma que o interesse pela matemática iniciou ainda na 4ª serie, mas que a participação nas olimpíadas fez lapidar o seu talento, aumentando assim o interesse. “Agradeço aos meus professores pelo incentivo e estou muito feliz com os resultados”, comentou.

O estudante Eric Sousa, três vezes campeão medalha de ouro, disse que começou a participara Programa Cidade Olímpica e lá abriu um gosto maior pela disciplina. “Participar das Olimpíadas é muito mais do que fazer uma prova, é se dedicar cotidianamente a aprender mais e ter uma metodologia de aprendizado. Estou estudando para engenharia, mas não descarto a possibilidade de chegar a ser professor de matemática, por que é algo que eu gosto muito”, disse.

O Oierense e estudante João Álvaro Santos Silva, de 15 anos, é filho de agricultores e conquistou uma medalha de bronze na 15ª OBMEP e uma medalha de prata na 16º. Ele destaca que seu sonho é cursar engenharia civil e a paixão por matemática só cresceu. “Na minha família não tem ninguém dessa área. Sou o primeiro a seguir o caminho da matemática. Quando recebi a notícia que ganhei a prata, eu pulei de alegria! Eu estava confiante depois da prova, mas fiquei muito feliz com a conquista e meus pais também vibraram”, destacou.

Por: Bruna Sousa

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também