Viagora

Cooperativa de reciclagem recebe eletro-eletrônicos em Teresina

De acordo com a Prefeitura, a cooperativa que atua no processamento de materiais sólidos, passa a receber eletrônicos que estão aposentados em residências.

A cooperativa Recicla Codipi, localizada na zona Norte de Teresina, que atua há cerca de três anos no processamento de materiais sólidos, começa a receber em sua nova sede, fruto de parceria com a Prefeitura de Teresina, eletrônicos e eletrodomésticos.

De acordo com a Prefeitura, a cooperativa foi criada por jovens do bairro Santa Maria da Codipi, com o objetivo principal de conscientizar a população local sobre a importância da reciclagem, e em maio deste ano, foi escolhida como a primeira central de logística reversa a realizar o processamento de materiais eletro-eletrônicos no Piauí. A ação foi referenciada pelo Ministério do Meio Ambiente, em uma parceria com a Prefeitura, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agência Brasileira de Elétrica, Eletrônica e Eletrodomésticos.

Foto: Divulgação/ Ascom SEMDUH.Cooperativa Recicla Codipi.
Cooperativa Recicla Codipi.

Conforme informações do coordenador da Recicla Codipi, Antônio Paz, o processo de logística reversa facilita o processo de coleta e reciclagem desses materiais. “Logística reversa nada mais é do que técnicas para retornar este material para a indústria para que ele seja reutilizado como matéria prima para novos produtos. Trabalhamos com eletroeletrônicos de todas as áreas, desde os domiciliares, os industriais como geladeira, micro-ondas, ar-condicionado, são materiais que não tem mais vida útil e a gente faz o devido descarte”, explica o coordenador.

Segundo o secretário Edmilson Ferreira, a evolução no processo de reciclagem na capital traz esperanças para um futuro melhor.  “O futuro só será possível se soubermos reaproveitar nossos materiais e viver com sustentabilidade. Essa novidade, que é a reciclagem de eletrodomésticos e eletrônicos deve aumentar os números da coleta seletiva na nossa cidade”, pontuou Edmilson.

Facebook
Veja também