Viagora

UPAs de Teresina realizaram quase 200 mil atendimentos no 1º semestre

A FMS gera atualmente três UPAs na capital, são elas: Renascença, na zona Sudeste, Promorar, na zona Sul e Satélite, na zona Leste.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou nesta quinta-feira (21), que foram registrados 200 mil atendimentos médicos, sendo 137.22 em clínica geral e 39.734 em pediatria, além de 10.645 com cirurgião geral nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Teresina. Os dados são referentes do mês de janeiro a junho deste ano.

A FMS gera atualmente três UPAs na capital, são elas: Renascença, na zona Sudeste, Promorar, na zona Sul e Satélite, na zona Leste.

Foto: DivulgaçãoUPA do Promorar, zona Sul.
UPA do Promorar, zona Sul.

De acordo com a fundação, somente em casos de covid-19, as três unidades registraram um total de 29.673 atendimentos, entre consultas médicas adultas e pediátricas e atendimentos nas salas de observação. Em relação a outras doenças, foram registradas ainda 3.808 atendimentos na sala de observação. Tratam-se de pacientes mantidos por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica. Aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas são encaminhados para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.

Ainda de acordo com a FMS, foram realizados ainda um total de 420.602 procedimentos nas três unidades, que englobam serviços como aferição de pressão arterial, eletrocardiogramas, suturas, curativos, transfusões, aplicação de medicamentos e exames.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica os atendimentos nas Unidades. “A UPA oferece estrutura com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se necessário o paciente é encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade”, destacou.

Conforme a FMS, as UPAs fazem parte da Rede de Atenção às Urgências, e tem como objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Atendimento

As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências.

Facebook
Indicado para você
Veja também