Viagora

OMS declara varíola dos macacos como emergência internacional de saúde

Segundo com o diretor-geral da Organização, Tedros Ghebreyesus, a rápida proliferação do vírus foi um dos motivos para a decisão.

Neste sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou que a varíola dos macacos é considerada agora como uma emergência de saúde pública internacional. A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

De acordo com o diretor da entidade, o aumento de casos da Monkeypox se encaixa nos critérios do Órgão para a declaração de emergência. “Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, explicou Tedros Ghebreyesus.

Segundo a OMS, a decisão não foi unânime entre os membros do Comitê de Emergência, mas que Tedros por observar a rápida proliferação do vírus em diversos países decidiu ir em frente com o anúncio. O órgão pontua que o risco ainda é relativamente baixo, mas que a preocupação com uma disseminação internacional, além do potencial da doença em interferir viagens de um país para outro foram pontos que auxiliariam na decisão.

Tedros Ghebreyesus também apontou na coletiva de imprensa sobre o risco de estigma e preconceito que a doença pode provocar, já que a maioria dos contaminados são homens que se relacionam sexualmente com outros homens, destacando os que possuem múltiplos parceiros. “Em acréscimo às nossas recomendações aos países, também chamo as organizações da sociedade civil, incluindo aquelas com experiência no trabalho com pessoas HIV positivo, para trabalhar conosco na luta contra o estigma e a discriminação”, concluiu o diretor-geral da OMS.

Transmissão

Conforme informações da OMS, a varíola dos macacos pode ser transmitida através de contato próximo com uma pessoa infectada, ou com lesões de pele. A transmissão também pode ocorrer com o contato com objetos utilizados por pessoas que estão com vírus.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também