Viagora

Popular denuncia acúmulo de lixo no Parque da Cidadania em Teresina

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro informa que o lixo presente na entrada do Parque da Cidadania já foi retirado.

Nesta segunda-feira (25), oViagora, recebeu uma denúncia de um lixão a céu aberto em frente ao Parque da Cidadania, localizado na Avenida Frei Serafim, no bairro Cabral, zona Norte de Teresina.

Em vídeo enviado a reportagem, o denunciante mostra a entrada do espaço de lazer frequentado pelos teresinenses, e logo após, é possível ver nas imagens, que do outro lado da rua há um acumulo de lixo. “Bem na frente, olha o que encontrei, um lixão aberto, isso é inconcebível, a prefeitura, a administração, acolher isso. Um parque tão lindo desse aqui, mas quando nós chegamos na porta de entrada, nos deparamos com isso”, relata.

Ainda durante vídeo o popular pede as autoridades competentes tomem providencias a respeito do lixo que está acumulado. “O denunciante pede que as autoridades, as SDUs tomem alguma providência, isso é um caso de saúde pública”, disse.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), que emitiu nota a respeito da denúncia.

Confira a nota:

Sobre o acúmulo de lixo em frente à porta de entrada do Parque da Cidadania, a administração do local afirma que tem ciência das reclamações e do problema.

Infelizmente, trata-se de uma questão que se repete sistematicamente. A Saad Centro, responsável por aquela região da cidade e também por parte da limpeza do parque (fontes, lago, gramados, jardins, árvores, canteiros, por meio da CTA), retira o lixo diariamente — utilizando inclusive tratores —, pois o entulho inclui restos de material de construção de reformas das casas do entorno.

No entanto, o acúmulo volta a ocorrer - não raro 24 horas depois. Seria leviano apontar os responsáveis por tal problema: moradores, passantes ou mesmo pessoas de outros bairros que trazem lixo (de carro) para ali despejar.

Como podemos notar, trata-se de um problema comportamental que a Saad Centro/CTA Ambiental dedica muito de seu tempo e pessoal a sanar diariamente e a Secretaria do Meio Ambiente, Semam, por meio do seu Núcleo de Educação Ambiental, NEA, batalha para mudar por meio de ações de conscientização junto a públicos de todas as idades.

Ainda sobre a denúncia, entramos em contato também com a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, responsável pela limpeza do local, que emitiu nota afirmando que a retirada do lixo é feita diariamente.  

Veja a nota:

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro informa que o lixo presente na entrada do Parque da Cidadania já foi retirado. A SAAD Centro informa que possui equipes especializadas para realizar a limpeza da cidade e que fazem esse trabalho diariamente.

Facebook
Veja também