Viagora

DER-PI aguarda retirada de postes para construção de galeria na BR-343

Conforme o Governo do Piauí, a galeria ficará localizada próximo a condomínio de casas às margens da rodovia. Essa obra faz parte do projeto de duplicação da BR-343 elaborado pelo Governo Federal.

Nesta quarta-feira (10), os representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Equatorial realizaram uma visita técnica à duplicação da BR-343, localizada na saída de Teresina. A ação dos órgãos estadual e federal, teve o objetivo de cobrar a retirada de postes que impedem construção de galeria no local.

Conforme o Governo do Piauí, a galeria ficará localizada próximo a condomínio de casas às margens da rodovia. Essa obra faz parte do projeto de duplicação da BR-343 elaborado pelo Governo Federal e executado pelo DER-PI.

O diretor-geral do DER-PI, Felipe Eulálio, explica que a obra de duplicação prevê ações de drenagem da água pluvial, entre elas, a construção da galeria após o balão da Ladeira do Uruguai, na zona Leste da capital.

“A construção desta estrutura depende, sobretudo, da realocação dos postes de energia que ficam na beira da pista e impedem o início das obras”, afirma Felipe Eulálio.

Além disso, o gestor afirma que evitar risco de alagamentos na região durante período de chuvas é o objetivo deste trabalho. “Por isso, é importante que a Equatorial realize esse trabalho o quanto antes para que nossas equipes possam concluir a estrutura antes das chuvas começarem em Teresina e evitar transtornos aos cidadãos”, explica o diretor-Geral do DER-PI.

Segundo o DER-PI, a pauta foi alvo de debate durante a reunião realizada na segunda-feira (08) entre os membros do DER-PI e a Equatorial, na sede da empresa. A concessionária explica que possíveis mudanças no projeto serão avaliadas para a retirada dos postes, ação que pode levar cerca de 60 dias.

O órgão informou também que para o início das obras da galeria ainda espera a expedição de licença ambiental por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Equatorial sobre o assunto

A empresa Equatorial Piauí emitiu uma nota sobre o caso. Confira abaixo o esclarecimento na íntegra:

Sobre a retirada de postes da rede elétrica para a construção de galeria, localizada na BR-343 após o balão da Ladeira do Uruguai, a Equatorial Piauí informa que a obra trata-se de uma linha de transmissão, o que torna o trabalho complexo. Antes da implantação da referida rede, a Distribuidora consultou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que autorizou formalmente a empresa a realizar a construção da rede, acompanhando a locação das estruturas, em conformidade com o projeto apresentado e aprovado.   

Mediante a autorização do DNIT, a Equatorial implantou a rede, assumindo integralmente os custos, seguindo rigorosamente todos os procedimentos de praxe. Após a conclusão da obra, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) comunicou que no projeto de duplicação da BR-343 consta a necessidade de construção de uma galeria, informando da necessidade de deslocamento de trecho da linha de transmissão, recém construida.

Diante da situação, a Equatorial, após contato com os órgãos, comunicou que o deslocamento da linha de transmissão exige  trabalho complexo e custo adicional que não é de responsabilidade da Distribuidora. Assim, sendo imprescindível o deslocamento, a Equatorial estima o prazo de 60 dias para avaliar as poucas alternativas disponíveis para a movimentação das estruturas, elaborar novo projeto e orçamento para ser apresentado ao interessado, caso aceite as condições e programação de execução dos serviços.

Facebook
Veja também