Viagora

Sesapi elabora plano de contingência por conta da varíola dos macacos

De acordo com a CIEVS, o documento com o plano auxiliará profissionais da saúde no manejo da doença.

Nessa sexta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que está elaborando um plano de contingência para o manejo da varíola dos macacos nos 224 municípios do Piauí. A ação ocorre após a notificação de 23 casos suspeitos da doença, com um caso confirmado no dia 4 de agosto.

De acordo com a Sesapi, o documento com o plano de contingência será encaminhado às unidades de saúde do Estado na próxima semana e conterá um manual de manejo da doença, incluindo vigilância, coleta de material dos pacientes, cadastro epidemiológico e diagnóstico.

Segundo Amélia Costa, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), o documento auxiliará os profissionais da saúde a lidarem com possíveis diagnósticos de varíola dos macacos. “Este instrumento conterá todos as etapas do processo, que auxiliará os profissionais de saúde, que irão lhe dar diretamente com esses pacientes. E a Sesapi com essa capacitação se preocupou em prepará-los para entender o fluxo dessa doença. Além de cumprir as etapas exigidas pelo CIEVS nacional dos municípios, que é a padronização da informação”, pontuou a coordenadora.

Conforme informações da Sesapi, dos 23 casos que foram notificados, 17 seguem em investigação laboratorial, 5 foram descartados e um caso foi confirmado no início deste mês. A faixa etária dos cidadãos com a suspeita da doença vão de 25 a 39 anos de idade. Os casos notificados são das cidades de Barras, Cocal, Curralinhos, Esperantina, Hugo Napoleão, Itaueira, Parnaíba, Pedro II, Teresina e União.

Facebook
Veja também