Viagora

HUT tem 17 leitos de UTI credenciados pelo Ministério da Saúde

O credenciamento foi foi oficializado no Diário Oficial da União, por meio da portaria n º 3.209, publicado em 4 de agosto deste ano.

Nessa sexta-feira (12), o Hospital de Urgência de Teresina, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu a homologação do Ministério da Saúde para o realizar o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI 04). 

O ministro Marcelo Queiroga, autorizou o credenciamento de 17 leitos e foi oficializado no Diário Oficial da União, por meio da portaria n º 3.209, publicado em 4 de agosto deste ano.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraHUT
HUT
De acordo com a FMS, o HUT possui 368 leitos, divididos em 2070 enfermarias adulto, 38 enfermeiras pediátrica, 17 leitos semi-intensivos, 33 leitos de UTI adulto e 10 infantil.

A enfermeira Silvia Alcântara, explica que a adequação na estrutura foi realizada segundo o que é exigido pela Secretaria e Vigilância do Estado. “Fizemos adequações na estrutura física, agregamos equipamentos adquiridos a pandemia aos que a unidade já dispunha e tudo que a Secretaria e a Vigilância do Estado exigem para que se tenha os leitos”, disse.

Ainda de acordo com a FMS, a sequência de amplo atendimento a pacientes adultos potencialmente graves, é fortalecida com a homologação. A UTI 04 do HUT é habilitada com tipo II, onde os critérios e estruturas aceitáveis para atendimento de gravidade e entre os principais motivos de internação, estão paciente com condições clínicas (AVC isquêmicos, insuficiência renal), traumas, neurológicas e cardiológicas.

O diretor geral do HUT, Fábio Marcos, afirma que os leitos já estavam sendo usados, mas faltava apenas um registro do Sistema Único de Saúde (SUS) para que fossem readequados. “Esses leitos já estavam sendo utilizados. Contudo, faltava um registro por parte do SUS como sendo de terapias intensivas, de forma que o custo de cada leito fosse readequado e o subsídio financeiro proporcionará melhora na administração, no que diz respeito à compra de insumos, medicamentos e outras aquisições”, explicou.

“O recurso mensal que será acrescido pela habilitação pela habilitação desses leitos é de R$ 306.000,00, o credenciamento melhora a manutenção do fluxo de recursos do hospital, garantindo atendimento aos pacientes”, enfatizou a gerente de faturamento do HUT, Dora Soares.  

Facebook
Veja também