Sesapi leva Praticas Integrativas ao Hospital Lucídio Portella
A iniciativa do projeto visa aumentar a resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração.
Na manhã desta quinta-feira (25), o Hospital Infantil Lucídio Portella recebeu a visita de Telmo Mesquita, coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, para acompanhar o andamento dos trabalhos realizados no projeto de integração das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do Piauí no hospital.
O objetivo da PICS se trata da escuta acolhedora utilizando de recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e recuperação da saúde, além de, desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Segundo Aurilene Soares, uma das preceptoras do projeto, as práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).
“Uma das abordagens desse campo na Saúde do Trabalhador são a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.”, destacou a profissional.
A iniciativa do projeto visa aumentar a resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração – ao modelo convencional de cuidado – de racionalidades com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.
Atualmente o projeto funciona no Hospital Infantil Lucídio Portella, mas também já foi trabalhado junto dos servidores do Hospital Getúlio Vargas e do ambulatório azul. O projeto conta com dois residentes de fisioterapia, dois residentes de nutrição, duas preceptoras de cada categoria da residência multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade/RMSFC da Uespi. O projeto está trabalhando hoje com auriculoterapia, avaliação Nutricional e ginástica laboral.
Teresina
Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Hospital Infantil Lucídio Portela
Motociclista fica ferido após atropelar animal na BR-343 em Teresina
O acidente aconteceu por volta das 19:40 desse sábado (18), no km 328 da rodovia.Joel Rodrigues recebe adesão do presidente do PT de Isaías Coelho
Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Joel agradece o apoio de James, que disse que, nesta campanha, diferente de outras, não votará no pré-candidato a governador de seu partido.UNINASSAU abre inscrições para cursos gratuitos de Inteligência Artificial em Teresina
Conforme a instituição, a edição deste ano oferece ainda, mil vagas para o curso on-line e ao vivo “A Saúde já entrou na era da IA”.Severo Eulálio prestigia XVI Festival Desportivo de Férias em Massapê do Piauí
O deputado informou que o evento é muito importante para o fortalecimento do esporte e para o desenvolvimento econômico do município.Secretaria capacita servidores para aprimorar atendimento nas UAPs de Teresina
Dentre os temas abordados na capacitação estiveram o trabalho em equipe, ética no serviço público, saúde mental e comportamento profissional.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir