Viagora

Rebaixamento da Miguel Rosa e Frei Serafim é iniciado em Teresina

De acordo com a SEMPLAN, as atividades são para a execução de sondagem em quatro pontos do cruzamento.

Nesse sábado (6), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), iniciou os trabalhos de campo para complementação do projeto de rebaixamento na avenida Miguel Rosa, no cruzamento com a avenida Frei Serafim, no centro da capital.

De acordo com a SEMPLAN, as atividades são para a execução de sondagem em quatro pontos do cruzamento. As equipes perfuram o solo e darão continuidade com os trabalhos de topografia, que também será realizado com drones, assim, possibilita o mapeamento de grandes áreas.

Foto:Divulgação/Prefeitura de TeresinaTrecho da avenida Miguel Rosa com a avenida Frei Serafim
Trecho da avenida Miguel Rosa com a avenida Frei Serafim

Ainda de acordo com a SEMPLAN, o objetivo da obra é desafogar o trânsito da região e melhorar as questões de mobilidade. O projeto contará com uma integração com o patrimônio histórico; otimização da segurança no trânsito, atratividade para pedestres e ciclistas e melhorias de acessibilidade na área.

O Secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, destaca a felicidade em iniciar o projeto. “Hoje nós podemos dizer que é um dia histórico. É um projeto discutido ainda na campanha do prefeito Dr. Pessoa e que hoje damos o pontapé inicial com a sondagem do solo para avaliarmos o que tem aqui embaixo. Estamos trabalhando para que esse projeto seja licitado e começado o mais breve possível”, explicou.

O projeto é executado pelo Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, e acompanhado pela SEMPLAN. O serviço de sondagem é feito por uma empresa contratada e é acompanhado pelo superintendente Roncali Filho e por uma equipe de engenheiros da SEMPLAN.

Conforme a Secretaria, a Prefeitura conta com o apoio da Águas de Teresina, para que a análise e sondagem do solo seja completas, acompanhando as tubulações de água e esgoto da área de empresas de fibra óptica, com rede na região. Equipes da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) também atuarão na recuperação asfáltica dos trechos, no término dos trabalhos.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou na última quinta-feira (4), um contrato para operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 500 milhões. Segundo a Semplan, os recursos serão investidos em ações de diversas áreas da administração, como infraestrutura, saneamento básico, drenagem e mobilidade urbana. O empréstimo será usado pelo programa “Cidade Integrada com o Povo”. Uma das obras incluída nesse pacote está o rebaixamento da avenida Miguel Rosa.

Interdição

No sábado (06), o trecho da avenida Miguel Rosa no cruzamento com a avenida Frei Serafim, teve uma interrupção temporária no trânsito das 14h às 19h, por conta da execução de serviços de sondagem.

Facebook
Veja também