Viagora

Mais de 120 toneladas de material reciclável é recolhido em Teresina

De acordo com a SEMDUH, 514 locais praticam a coleta seletiva com regularidade na capital. O objetivo da coleta seletiva é promover a reciclagem de papel, plástico, vidro e metais.

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), informou que recolheu mais de 120 toneladas de material reciclável no mês de agosto, por meio do serviço da coleta seletiva.

De acordo com a SEMDUH, 514 locais praticam a coleta seletiva com regularidade na capital. O número abrange os 395 condomínios cadastrados, os 21 Postos de Entrega Voluntária (PEVs), além de outros estabelecimentos considerados grandes geradores. O objetivo da coleta seletiva é promover a reciclagem de papel, plástico, vidro e metais. Após serem recolhidos, esses resíduos são encaminhados para as cooperativas e entidades de reciclagem, onde passam por nova triagem e são transformados em novos produtos para serem comercializados.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaPrefeitura de Teresina recolheu mais de 120 toneladas de material reciclável no mês de agosto.
Prefeitura de Teresina recolheu mais de 120 toneladas de material reciclável no mês de agosto.

O secretário Edmilson Ferreira, explica sobre as ações e importância da coleta seletiva. “Obedecendo à orientação do prefeito Dr. Pessoa, estamos intensificando as ações de conscientização sobre a importância da coleta seletiva e também as ações de fiscalização. Comemoramos o aumento do número de condomínios cadastrados na coleta seletiva regular, mas ainda falta muito a ser feito. Nossa meta é que todos os condomínios e os demais grandes geradores de Teresina pratiquem a coleta seletiva com regularidade”, disse.

Conforme a Secretaria, atualmente são 21 Postos de Entrega Voluntária (PEV’s): 9 postos são de 10 m³ e 12 postos são de 1,20 m³. As lixeiras coloridas servem para que a população deposite os resíduos destinados à coleta seletiva, também são executadas as coletas porta a porta em condomínios, empresas, instituições, repartições, bares, hotéis e estabelecimentos comerciais. Para participar, a população deve separar apenas seus resíduos recicláveis como: plástico, papel, vidro e metais, e ir a um dos 21 postos espalhados por Teresina, se sua quantidade for inferior a 50kg. O número para solicitar a coleta seletiva são: 98104-6786 (zonas Sul e Sudeste) e 98130-7739 (zonas Leste e Norte)

Ainda de acordo com a SEMDUH, neste mês, foi lançado o edital de chamamento público para as entidades, cooperativas e organizações que operam a atividade de reciclagem na capital. As instituições devem se cadastrar para o recebimento de resíduos que são coletados pela Prefeitura. O recebimento e a abertura das propostas, que acontecerá no dia 18 de outubro desde ano, às 9h na sede. A divulgação do julgamento das propostas e a data para o recebimento da documentação das entidades que tiveram suas propostas aprovadas.

“Para que possamos ampliar a coleta seletiva, é muito importante que possamos ter mais entidades cadastradas para receber o material reciclável. Isso vai aumentar nossa capacidade de reutilização desses materiais e incentivar o aumento da prática”, destaca o coordenador de Limpeza, Fabrício Amaral.

Postos de entrega voluntária de resíduos:

- Praça Desembargador Edgar Nogueira – Centro
- Lagoas do Norte – São Joaquim
- Encontro dos rios – Poti Velho
- Avenida Marechal Castelo Branco, nas proximidades do Minhocão – Ilhotas
- Praça da Igreja Católica do bairro Bela Vista – Bela Vista
- Praça da Telemar – Mocambinho
- Avenida Dom Severino – bairro Morada do Sol
- Avenida Nossa Senhora de Fátima – Fátima
- Praça das Violetas, Comercial Carvalho Mercadão – Itararé
- Comercial Carvalho – Avenida Barão de Gurguéia
- Ponte Estaiada – Avenida Raul Lopes
- Praça da Vermelha – Vermelha, na avenida Barão de Gurguéia,
- Praça das Palmeiras, no bairro Saci.

Facebook
Veja também