Viagora

Mais de 10 mil urnas eletrônicas vão ser usadas no Piauí, diz TRE

Segundo Anderson Lima, o novo modelo irá proporcionar maior segurança e agilidade e serão distribuídas na região de Teresina e adjacências.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí é um órgão de jurisdição especializada que cuida da organização do processo eleitoral que vai desde o alistamento, votação, apuração dos votos á diplomação dos eleitos. O Viagora conversou com Anderson Lima, secretário da tecnologia da informação do TRE-PI que detalhou sobre os procedimentos realizados neste período.

Anderson Lima relatou os preparativos as vésperas das eleições 2022. “A gente está num processo que as urnas já foram distribuídas para as zonas eleitorais. E essa distribuição foi concluída na primeira semana de setembro, as zonas eleitorais fizeram as últimas verificações das luzes eletrônicas. A partir dessa semana começa cerimônia de geração de preparação de urnas que é o momento em que o tribunal limpa essas zonas eletrônicas o conteúdo dela e prepara com os dados dos candidatos e dos eleitores que vão participar das eleições 2022.”, disse.

Foto: Isadora Cavalcante/ ViagoraAnderson Lima, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI
Anderson Lima, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI

O secretário conta que neste processo de preparação é importante que a comunidade se envolva para conhecer o passo a passo do trabalho realizado pelo Tribunal. “Essa cerimônia pública é aberta a sociedade, qualquer pessoa pode acompanhar, é muito importante no controle da auditoria e da segurança eletrônica de votação porque é o momento que o eleitor pode acompanhar a zona sendo preparada, as vendas serão lacradas porque depois desse momento ela fica pronta pra se usar dias das eleições. Isso acontece na presença de Juízes, do Ministério Público, representante dos candidatos, da Ordem do Advogados do Brasil (OAB) de modo a dar transparência e permitir o acompanhamento pela sociedade dos trabalhos.”, destacou o secretário.

Urnas Eletrônicas

No Piauí, mais de dez mil urnas eletrônicas serão usadas para as eleições deste ano, sendo 4.220 [representando 40%] delas dos novos modelos desenvolvidos para o pleito de 2022. Segundo Anderson Lima, o novo modelo irá proporcionar maior segurança e agilidade e serão distribuídas na região de Teresina e em torno da capital.

Foto: Matheus Santos/ Viagoraurnas eletrônicas; eleições; votação;
urnas eletrônicas; eleições; votação;

“Esse modelo ele é um equipamento mais rápido, os componentes são mais novos, são mais modernos e mais rápido. Ele é o equipamento mais seguro porque tem alguns mecanismo de segurança funcionais que foram incluídos nessa urna eletrônica, ele tem um formato diferente do modelo anterior onde a urna é mais alta, fica mais próximo da do eleitor sendo até as teclas sofrido reorganização na disposição dela. A tecla ‘confirma’ ficou maior e o terminal do mesário foi alterado pra um modelo que é concessível ao toque na pele, touch screen. Nesse sentido a gente distribuiu essas urnas em Teresina e no entorno dela.”  

Sobre o novo modelo interferir na velocidade da leitura e resultado dos votos, o representante do órgão afirmou que não afetará no processo de de finalização da votação.

“A velocidade dela é um fator importante mas no seu funcionamento do prazo final, o encerramento da votação não chega a ser afetado por esse detalhe. De qualquer forma, a gente tem uma logística montada com os cartórios eleitorais pra que eles consigam fazer o recolhimento desses boletins de urna na forma digital, que é urna geral. Além do boletim do impresso pra que a gente possa transmitir em até duas horas da hora que for encerrada a votação. Por ser uma votação com o maior número de cargos, são cinco cargos que vão ser votados, é natural que ela ultrapasse o horário de cinco horas, que é o horário que encerra a votação. Então provavelmente por volta de seis horas, seis e meia a gente tem ainda eleitores votando. A estimativa do tribunal é que às dez horas da noite a gente já tenha um percentual prático aí é totalizar digamos assim concluir os trabalhos de totalização das eleições esse ano aqui no Piauí.”, finalizou.

Facebook
Veja também