Viagora

Beneficiários do Projeto de Habitação Rural são capacitados em União

O Programa Nacional de Habitação Rural faz parte do extinto Minha Casa Minha Vida e a ADH é responsável pela engenharia, serviço social e operacional dos projetos.

A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) está promovendo capacitação aos beneficiários do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), através de atividades nos eixos de “Educação Ambiental e Sanitária” e “Geração de Trabalho e Renda”, no município de União.

De acordo com a ADH, o projeto técnico social ocorre no município em que unidades habitacionais, através do programa, estão sendo construídas. O PNHR faz parte do extinto Minha Casa Minha Vida e a agência é responsável pela engenharia, serviço social e operacional dos projetos.

Os moradores beneficiados com a ação fazem parte das comunidades rurais de Bela Fonte, Centro do Felicíssimo, Zundão das Binhas, Buriti Alegre, Centro do Alto Mariano, Centro Del Mar, São Félix, Santiago, Capitão do Coco, Centro e Davi Caldas. Dentre as atividades que integram a capacitação estão: palestras educativas, distribuição de material (filtros) e capacitações.

A assistente social responsável pelo projeto, Fátima Oliveira, explica que as atividades no primeiro eixo compreenderam a uma palestra que orientou a população sobre doenças infecciosas e virais. Além disso, ocorreu a entrega de cartilhas educativas, máscaras de proteção e álcool em gel.

Ainda na oportunidade a ADH promoveu uma palestra com o tema “Saúde, Higiene e água tratada” em que os beneficiários receberam um kit de higiene pessoal e filtros de água. Já em relação ao eixo "Geração de Trabalho e Renda”, os moradores foram contemplados com uma oficina de Produção de Material de Limpeza, com a instrutora Francilene Pereira de Sousa.

De acordo com a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, outros municípios do Piauí também recebem a ação proveniente do trabalho técnico social da agência. “É um conjunto de ações que visam promover a autonomia dos beneficiários em vários aspectos, como tomada de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços profissionalizantes, dentre outros”, declara.

Por fim Gilvana Gayoso explica a importância do projeto ao afirmar que proporciona geração de emprego e renda, aquecendo a economia, pois os profissionais da construção civil são contratados localmente. Além disso, todo o material que utilizado na obra foi adquirido no próprio município.

A diretora-geral da ADH ainda informa que cada imóvel é formado por dois quartos, sala, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda, com piso cerâmico em todos os ambientes.

Facebook
Veja também