Desembargador Hilo de Almeida é empossado novo presidente do TJ-PI
Na ocasião, também foi empossado o desembargador Manoel de Sousa Dourado, como vice-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.
Na noite desta sexta-feira (06), o desembargador Hilo de Almeida foi empossado como o novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para o biênio de 2023-2024, em uma solenidade na nova sede do Tribunal.
Na ocasião, também foram empossados o desembargador Manoel de Sousa Dourado, como vice-presidente, e o desembargador Olímpio José Passos Galvão, como Corregedor Geral Extrajudicial. José Ribamar também será o diretor da Escola Judiciária (EJUD).
Momentos antes do início da Solenidade, o novo presidente do TJ-PI, realizou uma coletiva de imprensa. Nela, o magistrado disse estar alegre com o cargo. “É um misto de alegria e de felicidade, mas também de muita apreensão. É um desafio enorme, nós entendemos que temos uma grande missão. Sabendo que são muitas as demandas, não é fácil administrar um estado como o Piauí e administrar um poder judiciário como o nosso, mas nós vamos nos esforçar e estamos muito otimistas”, contou Hilo de Almeida.
O presidente também destacou que na nova gestão, a inclusão digital deve ser um dos principais focos. "No nosso plano de gestão, visitamos todo o estado. Um dos projetos da nossa gestão é a interiorização da justiça, evitar o apartheid digital e visa uma inclusão digital”, ressaltou o presidente.
Em discurso, após ser empossado como presidente, Hilo de Almeida apresentou como será sua administração nesse biênio. “A missão agora é urgente, unir esforços para trabalharmos. Precisamos de união, harmonia, segurança e, sobretudo, do diálogo, não só entre as instituições, mas entre as pessoas. Nos últimos anos, o Tribunal tem dado passos importantes e que já foram atestados pelo CNJ com a premiação do Selo Prata. Teremos, assim, uma gestão pautada nas metas do CNJ. Dentre as linhas de atuação, destaco uma prioritária, que é maximizar o acesso à justiça”, disse o presidente.
Já o empossado o vice-presidente, desembargador Manoel de Sousa Dourado, contou que seu papel como vice, é ajudar o presidente no que for possível. “O papel do vice-presidente é estar colado no presidente e ajudar no que for possível. A vice-presidência tem atribuição da admissibilidade dos recursos no Supremo Tribunal Federal, no STJ. A vice-presidência tem atribuição em relação a ajudar os desembargadores a julgar mais processos, ajudar o juiz a julgar mais processo”, completou o vice-presidente.
Também em discurso na solenidade, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, cumprimentou a gestão anterior pelo avanço do TJ-PI no ranking do CNJ, que, segundo ele, é uma vitória de todos. “Pelo que vimos, um dos grandes avanços foi em Tecnologia da Informação, que também é uma das diretrizes na nossa gestão. Assim, espero que possamos dialogar sobre este tema, de modo que tenhamos um poder público todo conectado e eficiente, permitindo entregar melhor os serviços públicos à sociedade. Parabenizo, portanto, os novos dirigentes. Que seja uma gestão abençoada”, desejou Rafael Fonteles
Estiveram presentes na solenidade várias autoridades políticas do Piauí, como a secretária da Secretaria da Assistência Social, Regina Sousa, Deputados estaduais e federais, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o deputado estadual Franzé Silva, Osmar Ribeiro de Almeida Jr. Representando o ministro Wellington Dias, o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, dentre outros.
PM encontra tablet e celular dentro de cela da vereadora Tatiana Medeiros
De acordo com informações preliminares, os aparelhos estavam escondidos em um compartimento oculto que fica na cela.Reunião da Executiva Nacional vai definir rumo do PDT, diz Evandro Hidd
O encontro será realizado nesta terça-feira (20) e terá como principal pauta o posicionamento político da sigla a nível nacional.Ministério Público aciona prefeita de Lagoinha do Piauí na Justiça
A ação civil foi ajuizada pelo promotor de justiça José William Pereira Luz e protocolada no dia 15 de maio deste ano.Promotor denuncia prefeito de Hugo Napoleão e quer criação do Fundo da Pessoa Idosa
O prefeito Luciano Filho informou que o município sequer foi citado dessa ação, mas já está providenciando a criação do Conselho.Juiz homologa acordo entre prefeito Marcelo Jatobá e o Ministério Público
O acordo se deu em razão de ação civil ajuizada pela promotora de justiça Amina Macedo Teixeira de Abreu Santiago.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir