Viagora

Eleitores vão às urnas para escolher Conselheiro Tutelar de Teresina

A eleição para conselheiro tutelar acontece neste domingo (01), em todos os municípios, na capital serão 73 candidatos pleiteando 35 vagas.

Neste domingo (01), acontece as eleições para os Conselhos Tutelares de todos os municípios brasileiros, que ocorre das 8h às 17h. Em Teresina serão 73 candidatos pleiteando 35 vagas no órgão que garante os direitos de crianças e adolescentes.

A cada quatro anos, os eleitores vão as urnas escolher novos representantes que auxiliam crianças e adolescentes em vulnerabilidade ou com seus direitos ameaçados. Este profissional é responsável por prestar orientações, apoio e acompanhamento temporário, além de fiscalizar matrícula e frequência obrigatórias em unidades de ensino.

Na capital piauiense os locais de votação foram disponibilizados pela Prefeitura de Teresina através de um site, https://conselhotutelar.teresina.pi.gov.br/, onde também é possível conhecer cada candidato, a importância desta eleição e conferir o resultado da apuração.

Estão aptos a votar todas as pessoas maiores de 16 anos com título de eleitor e situação regularizada com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no ato da votação é preciso estar munido de documento oficial de identificação.

São 200 urnas distribuídas em 62 locais de votação em todas as zonas da cidade de Teresina, incluindo a zona Rural, onde a população tem acesso a ônibus gratuitos para se dirigir a zona eleitoral.

Para saber a escola onde cada teresinense pode votar, basta acessar o link mencionado e inserir sua sessão e zona eleitoral. A partir das 17h é possível acompanhar o resultado da apuração, que ocorrerá no Prédio da Coordenadoria de Direitos Humanos, situado na praça Marechal Deodoro, Centro/Norte da capital (antigo prédio da Justiça Federal próximo a Prefeitura de Teresina).

Neste ano serão usadas urnas eletrônicas em todo o território nacional, pela primeira vez, os equipamentos foram emprestados pelos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs).

Facebook
Veja também