Viagora

Hospital Regional de Bom Jesus zera fila de espera por cirurgias

A lista de procedimentos cirúrgicos faz parte do Programa Saúde em Dia, promovido pela Secretaria de Saúde em hospitais da rede estadual.

Neste sábado (14), o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, do município de Bom Jesus, comunicou que a fila de cirurgias do Programa Saúde em Dia foi zerada. A iniciativa foi lançada pelo Governo do Piauí no mês de março e, desde então, os procedimentos estavam represados.

Conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), 652 cirurgias, de diversas especialidades, já foram realizadas dentro do programa. Entre as operações cirúrgicas estão cirurgias ginecológicas, pediátricas e gerais, por exemplo.

“Trabalhamos de forma intensa desde o lançamento do programa com o objetivo de dar vazão a fila de espera das cirurgias para chegarmos a este momento”, afirmou a diretora da unidade hospitalar, Kamila Souza.

De acordo com a Sesapi, o Programa Saúde em Dia visa zerar a fila de espera de cirurgias eletivas, nos hospitais estaduais e regionais, assim como executar investimentos em melhorias, na implantação de novos serviços de saúde na rede estadual e na ampliação dos índices da cobertura vacinal em todo Piauí. A meta é alcançar todos os objetivos até o final do mês de outubro.

A Secretaria informa que outros 11 hospitais do estado já foram capazes de zerar suas respectivas filas de cirurgia do programa, sendo eles dos municípios de Demerval Lobão, Luzilândia, Esperantina, Parnaíba, Amarante, Floriano, Campo Maior, Oeiras, Valença, São Raimundo Nonato e Piripiri.

O superintendente de gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde, Dirceu Campelo, reforça que as ações vêm sendo planejadas com o intuito de que cada um dos hospitais da rede estadual seja capaz de atingir a meta estabelecida pelo Programa Saúde em Dia.

“A Sesapi está empenhada para que todas as unidades finalizem os procedimentos que estavam agendados no sistema. Além disso, cada hospital que finalizar seus procedimentos deve seguir com o planejamento do programa e trabalhar para reduzir o tempo de espera da população por cirurgias”, finaliza o superintendente.

Facebook
Veja também