Viagora

PRF-PI apreende carga ilegal de madeira no município de Batalha

De acordo com a PRF-PI, durante a abordagem, a equipe solicitou ao condutor, um homem de 32 anos, as documentações exigidas por lei para veículos e cargas do tipo.

Nessa última sexta-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI), apreendeu 21,76m³ de madeira (Estacas de Sabiá) que estavam sendo transportadas ilegalmente na BR-222, no município de Batalha.

De acordo com a PRF-PI, durante a abordagem, a equipe solicitou ao condutor, um homem de 32 anos, as documentações exigidas por lei para veículos e cargas do tipo. O motorista apresentou os documentos através do seu aparelho celular. A documentação foi submetida a uma minuciosa análise nos sistemas dos órgãos ambientais.

Foto: Divulgação/PRF-PIPRF-PI apreende carga ilegal de madeira no município de Batalha
PRF-PI apreende carga ilegal de madeira no município de Batalha

Conforme informações da polícia, após a consulta, foram constadas inconsistências nas informações presentes no documento, principalmente em relação ao roteiro da viagem e o município de destino da carga, que era inexistente. Assim, segundo a Legislação Ambiental, a documentação foi invalidada, o que configura o crime previsto no art. 46, que se refere ao transporte de produtos florestais sem licença válida.

Ainda de acordo com a PRF-PI, o motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e comprometeu-se a comparecer em juízo quando solicitado. A madeira apreendida e o veículo foram recolhidos e levados ao Pátio da Unidade Operacional de Piripiri, onde estão à disposição do órgão ambiental (IBAMA) para serem realizados os procedimentos cabíveis, bem como do Ministério Público do Piauí.

Facebook
Veja também