Bombeiros apagam incêndio no Parque Nacional Serra das Confusões
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio estava localizado na região do município de Cristino Castro, que possui parte da maior reserva natural de caatinga do mundo.
Nesta quarta-feira (25), o incêndio de grandes proporções que atingia o Parque Nacional Serra das Confusões foi extinguido. A operação para combater o fogo foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí com apoio da Polícia Militar do Estado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio estava localizado na região do município de Cristino Castro, que possui parte da maior reserva natural de caatinga do mundo. Na ação de combate ao fogo, foram usados equipamentos como bombas costais, sopradores, ciscadores, abafadores, foices, facões e kits especializados de combate a incêndios florestais com tanques de 600 litros de água acoplados em picapes.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a operação “Serra das Confusões” também contou com o apoio de uma aeronave do Além destes instrumentos, uma aeronave do Batalhão de Policiamento Aéreo da PM-PI (BOPAER), que foi utilizada para fazer o transporte das equipes. A operação teve a participação de brigadistas municipais, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Conforme o Corpo de Bombeiros, a operação durou cerca de 28 dias, sendo cinco dias de fogo dentro do parque. O Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, William Borgéa, as equipes envolvidas fizeram um trabalho de controle do incêndio e com a mudança climática e queda de chuvas, foi possível extinguir o fogo.
“Hoje pela manhã, constatamos a ausência de fogo e fumaça nas áreas afetadas entre Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro. A chuva que caiu na região esta manhã foi importante, mas o trabalho de controle e monitoramento dos focos de incêndios, que já vinham acontecendo na região, foi decisivo. Agradecemos o apoio da PM com o suporte da aeronave e de todos os brigadistas envolvidos neste trabalho”, explicou.
O Sub-Comandante do BOPAER, o Major Emerson José da Silva, falou que o trabalho das equipes tanto do Corpo de Bombeiros, a PM, e brigadistas de diversas entidades foram essenciais para acabar com o fogo que atingia da região.
“Foi uma longa e árdua batalha contra os incêndios, mas tivemos êxito nesta operação. As chamas na região do Parque Nacional Serra das Confusões, em Cristino Castro, foram debeladas graças a um esforço conjunto”, falou.
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, o incêndio na cidade de Caracol está em fase de monitoramento, e após exames periciais será possível determinar a origem dos incêndios.
Cristino Castro
Piauí
Polícia
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
Polícia Militar do Piauí
Operação da PM prende homem com cocaína e crack no Alto da Ressurreição
Conforme a polícia, a operação resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, incluindo pedras de crack, cocaína e maconha.Condenado por estupro coletivo em Sigefredo Pacheco é preso em operação no Maranhão
O foragido condenado a nove anos de prisão por crime ocorrido em 2016 foi localizado e preso na cidade de Zé Doca (MA).Colisão entre dois veículos deixa homem preso às ferragens em Teresina
O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), no bairro Gurupi, durante um desvio mal sucedido.Colisão entre motos deixa uma pessoa morta e um ferido em Oeiras
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu nessa quinta-feira (29).Caminhoneiro morre após capotar veículo na BR-343 em Floriano
Conforme informações preliminares, a vítima perdeu o controle da direção e o caminhão tombou na rodovia.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir