Lei reconhece a lenda do 'Cabeça de Cuia' como patrimônio cultural do Piauí
O autor da proposição, deputado estadual Francisco Limma (PT), declara que uma manifestação como patrimônio cultural é preservar “práticas e domínios da vida social".
Na manhã dessa terça-feira (03), o Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), aprovou o Projeto de lei 193/23, o qual declara a lenda “Cabeça de Cuia” como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí.
O autor da proposição, deputado estadual Francisco Limma (PT), declara que uma manifestação como patrimônio cultural é preservar “práticas e domínios da vida social que se manifestem em saberes, ofícios e modo de fazer, celebrações, formas de expressões cênicas, plásticas, musicais ou lúcidas.”

O parlamentar também é autor de mais dois projetos similares, aprovados pelo Plenário, são eles: os projetos 194/23 e 196/23, que declaram como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí o Cânion do Rio Poti e o Festival dos Cocais. Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei 173/23, que declara a "Marcha para Jesus" Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí, por iniciativa do deputado pastor Gessivaldo Isaías (Republicanos). Os quatro projetos seguem para sanção.
Durante a sessão, com votos favoráveis de todos os 18 parlamentares presentes à sessão plenária, medalhas do mérito legislativo serão entregues ao presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa, e ao policial militar Uchôa Filho. As duas proposições foram apresentadas pelo republicano Gessivaldo Isaías.
Ainda na plenária, a concessão do título de cidadania piauiense ao empresário e fisioterapeuta Daniela Braga Fernandes Vieira também foi aprovada. O projeto é de autoria do líder da bancada do Governo na Alepi, deputado Fábio Novo (PT).
Outras aprovações
Os deputados aprovaram o PL170/23, de autoria do presidente da Alepi, deputado Franzé Silva, que institui a “Semana Estadual da Cultura Evangélica” no Piauí. Além disso, também foi aprovado o projeto da deputada Simone Pereira (MDB), o qual reconhece a Associação dos Veteranos e Reservistas do Exército Brasileiro como de utilidade pública.
De acordo com a Alepi, as duas matérias seguem para a análise do Governo do Estado.
Teresina
Piauí
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Câmara dos Deputados
Projeto de Lei
MP cobra do prefeito de Redenção do Gurguéia nomeação de aprovados em concurso
O Ministério Público do Piauí estabeleceu um prazo de três dias úteis para apresentação da resposta formal.João Pereira defende CPI para esclarecer rombo bilionário na Prefeitura de Teresina
O parlamentar finalizou reforçando que, neste primeiro momento, o objetivo não é apontar culpados por desvio de recursos, mas compreender onde tem mais déficit.Pedro Alcântara apoia criação de CPI e critica postura do vereador Dudu
Apesar da crítica, o parlamentar disse que apoia a CPI, porém a atitude de Dudu era “incongruente”.Prefeito de Colônia do Piauí vai gastar R$ 11 milhões para construir escola
O contrato de nº 029/2025 foi assinado dia 24 de abril deste ano com a empresa Cecy Construtora LtdaPrefeito Dr. Celso Antônio vira alvo do MP por dívida de R$ 690 mil com Agespisa
O débito foi identificado após denúncia sigilosa encaminhada ao órgão ministerial, que apontou indícios de irregularidades no pagamento de faturas de água.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir