Viagora

B-R-O Bró exige maiores cuidados com plantas e flores em Teresina

Proprietários de floriculturas da capital explicam como lidam com as consequências do calor na vida vegetal.

  • Matheus Santos/ Viagora Shopping Natureza1 / 10 Shopping Natureza
  • Matheus Santos/ Viagora Mércia Carvalho2 / 10 Mércia Carvalho
  • Matheus Santos/ Viagora Flores no Shopping Natureza3 / 10 Flores no Shopping Natureza
  • Matheus Santos/ Viagora Planta no shopping Natureza4 / 10 Planta no shopping Natureza
  • Matheus Santos/ Viagora Flores no Shopping Natureza5 / 10 Flores no Shopping Natureza
  • Matheus Santos/ Viagora Shopping Natureza6 / 10 Shopping Natureza
  • Matheus Santos/ Viagora Flores no Shopping Natureza7 / 10 Flores no Shopping Natureza
  • Matheus Santos/ Viagora Flores no Shopping Natureza8 / 10 Flores no Shopping Natureza
  • Matheus Santos/ Viagora Flores no Shopping Natureza9 / 10 Flores no Shopping Natureza
  • Matheus Santos/ Viagora Shopping Natureza10 / 10 Shopping Natureza

Período conhecido popularmente no Piauí como B-R-O Bró, os meses de agosto, setembro, outubro e novembro trazem um clima de calor intenso. Em 2023, essa realidade é ainda mais agravada pela forte onda de calor que vem afetando a maior parte do país, causada pelo fenômeno El Niño, que torna as temperaturas ainda mais extremas.

Entre a baixa umidade do ar, o calor excessivo, a falta de chuvas e a intensidade dos raios solares, as pessoas vêm sofrendo cada vez mais com o clima. Porém, é importante lembrar que não somente a vida humana é afetada com essa situação, mas também a vida vegetal.

As pessoas que têm as plantas como forma de sustento, por exemplo, são ainda mais prejudicadas pelas mudanças climáticas. No Shopping Natureza, localizado na Av. Marechal Castelo Branco, zona Sul de Teresina, os comerciantes têm tido que lidar cada vez mais com as consequências do calor.

Para Mércia Carvalho, proprietária de uma floricultura do local, é preciso tomar diversas medidas para preservar as plantas que fazem parte de sua loja. “Nós fazemos uma rega das plantas com maior frequência e, nesta época, nós deixamos de pedir algumas plantas que são mais sensíveis ao calor. Nós fazemos o pedido para receber plantas que são mais resistentes ao clima e à baixa umidade do ar”, comenta a empresária.

A florista ainda diz que há uma queda nas vendas de plantas que eram mais vendidas na época do ano em que o clima é mais ameno, afirmando que, muitas vezes, contraindica esses vegetais para os clientes. “Acabamos perdendo essa venda, como, por exemplo, da Hortência, que não é uma planta muita adequada para o nosso local. Quando as pessoas procuram, nós falamos: ‘não estamos pedindo Hortência, porque esta época é muito quente’. Por encomenda, se o cliente quiser, a gente pede, mas sem colocar como venda de balcão, à disposição do cliente”, declara Mércia.

Segundo a proprietária da floricultura, a perda da venda dessas plantas não significa uma queda no lucro do comércio. “Não percebo queda no lucro. Mesmo sendo uma época quente, as plantas resistentes são muito atrativas. Então, como focamos nelas, como a Bougainville e o Hibisco, que têm muitas flores e são mais resistentes, a beleza e a resistência delas faz as vendas saírem”, diz.

A empresária ainda completa, destacando algumas estratégias que usa para conservar suas plantas e manter o sucesso do comércio. “Sempre pegamos plantas bem floridas. Assim que chegam, nós tentamos fazer uma adubação de cobertura, para manter as raízes fortes. A gente também explica para os clientes que é necessário um cuidado, não só com a água, mas também com a adubação e fertilização”, finaliza Mércia Carvalho.

Já Maria da Cruz, também dona de uma floricultura no Shopping Natureza, afirma que sentiu uma queda no comércio e que a situação complicada afeta bastante as vendas. “A gente compra uma planta bonita, pensando que vai vender, e elas perdem a beleza depois de dois dias, então o pessoal não compra. Isso prejudica muito as vendas, com diminuição o movimento, porque os clientes não vêm, já que está muito quente”, diz.

A comerciante ainda cita as providências que tem que tomar para conservar seus produtos no clima extremo. “Antes, a gente molhava só uma vez. Agora, temos que jogar água nas folhas até quatro vez para que elas possam respirar melhor. No horário de meio-dia, as folhas verdes até ficam brancas, por causa da sede. Temos até que mudar algumas plantas de sol de lugar, colocando na sombra, porque elas não aguentam o calor e morrem”, conclui Maria da Cruz.

A florista Joyce, funcionária de uma loja do Shopping Natureza, dá algumas dicas de como ajudar as plantas, incluindo variedades específicas, a lidar com o calor, citando a irrigação regular como uma das ações essenciais para a vida dos vegetais.

“Muita água, regar direitinho pela manhã e pela tarde, não deixar plantas de sol expostas muito tempo e não expor as plantas de sombra, senão elas acabam secando. Existem cuidados específicos para cada tipo de planta, como, por exemplo, para as Suculentas, que não gostam de muita água, mesmo sendo plantas de sombras, mas precisam ser regadas neste período. As Flores do Deserto, que também não gostam de água, necessitam ser regadas pelo menos duas vezes na semana, e algumas Orquídeas também”, diz ela.

Facebook
Veja também