Viagora

PT tem quadro mais favorável para disputa em Teresina, diz Wellington

O ministro esteve no lançamento oficial da pré-candidatura de Fábio Novo e ressaltou que a legenda está confiante para o pleito.

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, declarou que o Partido dos Trabalhadores possui um quadro mais favorável para vencer a disputa pela Prefeitura de Teresina. Nesse sábado (07), o gestor esteve no lançamento oficial da pré-candidatura de Fábio Novo e ressaltou que a legenda está confiante para o pleito.

Wellington Dias destacou a trajetória política e administrativa de Fábio Novo e afirmou o momento é de organização para as eleições de 2024. “O deputado Fábio Novo já tem uma história com Teresina, não só como secretário da cultura, mas também como deputado estadual tem um trabalho aqui muito especial e já foi candidato aqui. Agora é diálogo para que até a convenção nós tenhamos a organização de uma estratégia para as eleições de 2024. Certamente ainda temos uma caminhada a fazer, mas como liderança estamos todos aqui unidos na perspectiva dessa construção”, complementou.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraMinistro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias

Questionado se a base governista terá somente um candidato ao pleito na capital, o ministro explicou que todos os partidos podem entrar na disputa pelo Palácio da Cidade, mas a melhor estratégia é a unidade.

“Isso depende do entendimento. É um direito dos partidos apresentarem também pré-candidaturas, mas tem um ditado que diz ‘quanto mais cabra mais cabrito’, então quanto mais unidade, quanto mais você organiza forças, melhor para o resultado ou uma estratégia de união já do primeiro turno, ou uma estratégia de segundo turno, vai depender do diálogo”, afirmou.

Em relação ao histórico de derrotas na eleição pela Prefeitura de Teresina, Wellington Dias avaliou que o atual cenário é diferente e o alinhamento político, no âmbito estadual e nacional, podem garantir resultados diferentes no próximo ano.

“Nós temos um quadro de lideranças bem melhor do que tivemos historicamente. [...] Hoje eu acho que é um quadro mais favorável. Também acho que há um momento bom entre o governador Rafael, o presidente Lula, há um quadro de esperança. Essa integração de esforços passa por esse sentimento da cidade. Na eleição temos que respeitar sempre a vontade de sua excelência, que é o povo”, declarou.

A ausência de Franzé foi notada no evento que oficializou Fábio Novo, mas o ministro desconversou e garantiu que todas as arestas no PT já foram solucionadas.

“Franzé deve ter tido alguma razão, eu já conversei com ele assim como os outros ex-candidatos, Merlong e o deputado Dr. Vinícius, todos eles compreendendo que não pode ter mais de uma candidatura. Então há essa necessidade do partido definir qual é a sua pré-candidatura até pra poder sentar se a mesa com os demais partidos”, explicou.

Segundo Dias, com a definição do PT acerca da cabeça de chapa, o próximo passo é iniciar as tratativas com partidos aliados para indicação de um vice forte.

“O primeiro momento é a pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores e abre-se a partir de agora o diálogo com os demais partidos nessa perspectiva da construção de uma frente”, pontua.

Facebook
Veja também