Nova Maternidade Evangelina Rosa fará campanha sobre prematuridade
A ações voltadas para a campanha do Nomebro Roxo serão realizadas a partir desta segunda-feira (13), visando informar a população sobre cuidados e prevenção do parto prematuro.
Nesta segunda-feira (13), a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa dará início a uma semana repleta de ações voltadas para a campanha do Novembro Roxo, que simboliza o mês internacional de sensibilização para a prematuridade. Serão palestres, roda de conversa, além de oficinas com profissionais da saúde e familiares de recém-nascidos atendidos nas unidades neonatais do hospital.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), pesquisas apontam que o Brasil possuia média de prematuridade de 13,0% em 2021 e 13,6% em 2022, no Piauí o percentual foi de 11,5%, em 2022, e de 12,7%, em 2023, até o mês de setembro.

Ainda segundo a Sesapi, na Evangelina Rosa, 25% dos nascidos vivos são prematuros. Foram 4.809 bebês nascidos no Piauí, em 2022, com menos de 22 semanas a 36 semanas. Neste ano de 2023 até o momento, o número registrado foi de 3.700.
Diante desse contexto, a diretora da Evangelina Rosa, Carmem Viana, destaca a relevância de campanhas que sensibilizam e além de informar sobre cuidados e prevenção do parto prematuro.
"É com grande entusiasmo que destacamos a importância das ações da campanha de Novembro Roxo na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Esta instituição desempenha um papel fundamental no cuidado de mães e bebês e as ações realizadas aqui têm um impacto direto na vida de muitas famílias. Ao sensibilizar, educar e promover a conscientização sobre a prematuridade e suas implicações, estamos contribuindo para uma assistência de qualidade e mais informada", destaca Carmem Viana, diretora da Evangelina Rosa.
A coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, Maria da Consolação Nascimento, explicou que a prematuridade pode ser reduzida com realização de um pré-natal de qualidade. As ações na nova maternidade serão realizadas até o dia 17 de novembro, data que marca o Dia Mundial da Prematuridade.
“Assim, a Sesapi vem ampliando e planejando ações de sensibilização sobre a importância de um pré-natal bem acompanhado”, pontua Maria da Consolação Nascimento, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente.
Mais de 65 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva em Teresina
Destes, foram vacinados 19.547 gatos e 46 mil cães, que correspondem a 77,28% e 75,08% da meta para cada espécie, respectivamente.Carretinha da Saúde: mais de 9 mil crianças foram atendidas no Piauí
Conforme a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), os atendimentos foram realizados em 15 municípios com serviços de fonoaudiologia, odontologia e oftalmologia.Juiz manda FMS de Teresina regularizar estoque de medicamentos
A decisão foi proferida pelo juiz Lirton Nogueira Santos no dia 28 de novembro deste ano.Dezembro Vermelho alerta para aumento de casos de Aids no Piauí
A ação será voltada prioritariamente ao público jovem, tendo em vista a alta de casos de HIV/Aids nesta população.Nutriente da carne bovina ajuda no combate ao câncer, diz pesquisa
Trata-se do ácido graxo TVA, que o corpo humano não produz,
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir