Viagora

Nova Maternidade Evangelina Rosa fará campanha sobre prematuridade

A ações voltadas para a campanha do Nomebro Roxo serão realizadas a partir desta segunda-feira (13), visando informar a população sobre cuidados e prevenção do parto prematuro.

Nesta segunda-feira (13), a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa dará início a uma semana repleta de ações voltadas para a campanha do Novembro Roxo, que simboliza o mês internacional de sensibilização para a prematuridade. Serão palestres, roda de conversa, além de oficinas com profissionais da saúde e familiares de recém-nascidos atendidos nas unidades neonatais do hospital.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), pesquisas apontam que o Brasil possuia média de prematuridade de 13,0% em 2021 e 13,6% em 2022, no Piauí o percentual foi de 11,5%, em 2022, e de 12,7%, em 2023, até o mês de setembro.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíNova maternidade Evangelina Rosa
Nova maternidade Evangelina Rosa

Ainda segundo a Sesapi, na Evangelina Rosa, 25% dos nascidos vivos são prematuros. Foram 4.809 bebês nascidos no Piauí, em 2022, com menos de 22 semanas a 36 semanas. Neste ano de 2023 até o momento, o número registrado foi de  3.700.

Diante desse contexto, a diretora da Evangelina Rosa, Carmem Viana, destaca a relevância de campanhas que sensibilizam e além de informar sobre cuidados e prevenção do parto prematuro.

"É com grande entusiasmo que destacamos a importância das ações da campanha de Novembro Roxo na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Esta instituição desempenha um papel fundamental no cuidado de mães e bebês e as ações realizadas aqui têm um impacto direto na vida de muitas famílias. Ao sensibilizar, educar e promover a conscientização sobre a prematuridade e suas implicações, estamos contribuindo para uma assistência de qualidade e mais informada", destaca Carmem Viana, diretora da Evangelina Rosa.

A coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, Maria da Consolação Nascimento, explicou que a prematuridade pode ser reduzida com realização de um pré-natal de qualidade. As ações na nova maternidade serão realizadas até o dia 17 de novembro, data que marca o Dia Mundial da Prematuridade. 

“Assim, a Sesapi vem ampliando e planejando ações de sensibilização sobre a importância de um pré-natal bem acompanhado”, pontua Maria da Consolação Nascimento, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente.

Facebook
Veja também