Viagora

Orçamento de 2024 está dentro da realidade de Teresina, diz Alan Brandão

O vereador foi relator do Orçamento de 2024, aprovado pela Câmara Municipal de Teresina no valor de no valor de R$ 5.576.894.000 bilhões.

O vereador Alan Brandão (PDT), presidente da Comissão de Finanças, falou sobre a aprovação do orçamento no valor de R$ 5.576.894.000 bilhões para ser utilizado no exercício financeiro de 2024 pelo município de Teresina. A votação da matéria ocorreu na quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Teresina.

Segundo o parlamentar, que foi relator do projeto, é possível fazer remanejamentos na peça orçamentária no próximo ano, se existir a necessidade.

Foto: ViagoraVereador Alan Brandão
Vereador Alan Brandão

Brandão ainda explicou que não houve privilégios para nenhuma secretaria. “Não existe isso, de forma alguma. Se existe algum vereador que disse isso foi de forma inequívoca”, declarou.

Os recursos do orçamento foram articulados refletindo na realidade do município e pensando nas demandas de cada secretaria. “Está dentro do orçamento, tanto as emendas como as ações com gasto de pessoal previdência, custeio todas essas despesas estão no orçamento, cabe ao Executivo executar’, explicou.

Ao total, foram aprovadas quatro emendas ao projeto, incluindo uma que foi formulada de maneira coletiva e alinhada as necessidades da capital, segundo o vereador.

“Definido o orçamento, nós rejeitamos algumas emendas, quase sua totalidade, dos vereadores. Nós fizemos uma emenda coletiva, a própria comissão fez, tentando adequar com a realidade do município de Teresina, com as ações e projetos de cada secretaria, sempre comparando receita e despesa para que a gente chegasse a um denominador comum”, pontuou.

Ainda conforme o parlamentar, algumas secretarias apresentaram um valor menor na peça, que foi readequado. “Algumas secretarias de menores orçamento, como a Secretaria de Defesa Civil, a secretaria da Mulher, Semest, Semdec, então nós tivemos esse cuidado, de com muito tato e ética, colocar valores equivalentes com a realidade de cada secretaria”, esclareceu.

Questionado sobre a área da saúde, Alan Brandão afirmou que o importe da pasta no orçamento permaneceu o mesmo apresentado, de um milhão e seiscentos, o que representou uma ampliação de 25%.

“A área da saúde permaneceu o mesmo valor apresentado, até porque de 2023 para 2024 já teve um incremento de quase 25%, muito superior a suplementação que nós fizemos. Pelos estudos feitos pela Câmara, assessores da casa e pela secretaria de planejamento, em comum acordo chegamos a esse valor de 1. 600 milhão”, complementou.

Facebook
Veja também