Viagora

Mais de 65 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva em Teresina

Destes, foram vacinados 19.547 gatos e 46 mil cães, que correspondem a 77,28% e 75,08% da meta para cada espécie, respectivamente.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou que foram vacinados, contra a raiva, o total de 65.547 animais das zonas urbanas Norte e Leste no último sábado, 2, totalizando 75,73 % de cobertura vacinal.

De acordo com a FMS, destes, foram vacinados 19.547 gatos e 46 mil cães, que correspondem a 77,28% e 75,08% da meta para cada espécie, respectivamente. “Nossa avaliação foi bastante positiva, não tivemos intercorrências e contamos com grande participação da população”, comenta Élcio Leite, gerente de Zoonoses da FMS.

Foto: Divulgação/PMTVacinação contra raiva.
Vacinação contra raiva.

Próximo sábado (09), será a vez da zona Sul e Sudeste da capital.  Ele reforça o convite para os tutores de pets comparecerem a um dos pontos que estarão disponíveis. “Serão 135 postos espalhados por todos os bairros das zonas Sul e Sudeste, das 8h às 17h.

Pedimos que todos levem seus cães e gatos, pois assim vocês protegem não apenas os animais, como também se protegem também”, reiterou o gestor.

Como é transmitida a raiva?

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida do cão ou gato. É importante ressaltar que que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na sua saliva.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os seres humanos.

Por: Alessandra Fonseca

Facebook
Indicado para você
Veja também