Hospital da Polícia Militar fará mutirão odontológico em Teresina
O objetivo é zerar a fila de espera para tratamento odontológico, em âmbito terciário, às pessoas que necessitam de atendimento com sedação ou anestesia geral.
Neste sábado (09), o Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo vai realizar, um mutirão de atendimentos e cirurgias no Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM), em Teresina. O objetivo é zerar a fila de espera para tratamento odontológico, em âmbito terciário, às pessoas que necessitam de atendimento com sedação ou anestesia geral.
Segundo a tenente-coronel Amparo Veloso, diretora do Serviço Odontológico do HPM, serão atendidos oito pacientes, a partir das 7h, no centro cirúrgico, onde vão ser feitos procedimentos como: profilaxia, aplicação de flúor, restaurações e exodontias.
“O serviço beneficia pacientes com deficiência cognitiva severa, que não têm entendimento de serem atendidos em âmbito de ambulatório”, explica a diretora.
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo o serviço tem uma importância muito grande na vida e na saúde de quem necessita de um tipo especial de atendimento. “Nós sabemos que as pessoas com autismo e deficiência intelectual têm dificuldade em fazer um tratamento odontológico, pois muitas vezes eles precisam ser sedados e aqui nós temos toda essa estrutura montada para melhor atendê-los, com toda a segurança necessária”, reforçou o secretário.
Além disso, o projeto é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria da Saúde (Sesapi) e do Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM).
O Centro de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo funciona no Hospital da Polícia Militar do Piauí, localizado na Avenida Higino Cunha, nº 1750, Bairro Ilhotas. O atendimento ocorre nas segundas, terças e quartas-feiras, na parte da manhã, com seis vagas por dia. O agendamento pode ser feito pelos telefones (86) 3216-1528 / (86) 3216-1529, ou pessoalmente no HPM.
Contudo, a primeira avaliação deve ocorrer no Centro Especializado em Odontologia (CEO) do município (ou região) onde o paciente reside, ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), através de triagem. Após o atendimento no CEO, se necessário, o paciente será encaminhado para fazer o agendamento do procedimento odontológico no Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo do HPM.
Por: Noely Alvarenga
Teresina
Piauí
Hospital da Polícia Militar - HPM
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Governo do Piauí
-
Quatro pacientes que estavam na fila de espera recebem transplantes renais no HGV
Além dos órgãos recebidos, o hospital enviou córneas para o Ceará e o Recife. -
Secretaria da Saúde do Piauí anuncia programação para o Setembro Amarelo
O tema da campanha em 2024 é “Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!”. -
Sesapi emite orientações após caso de raiva humana registrado no Piauí
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a transmissão ocorreu após o ataque de um macaco sagui. -
Secretaria de Saúde confirma morte de homem por raiva humana no Piauí
O último caso registrado de raiva humana no Piauí ocorreu em 2013, nas cidades de Parnaíba e Pio IX. -
Piauí inicia distribuição do medicamento trikafta para pacientes com Fibrose Cística
A primeira remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que iniciou a entrega por meio da Farmácia do Povo aos pacientes cadastrados e aptos ao recebimento
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir