Dr. Pessoa abre ano legislativo na Câmara Municipal de Teresina
A solenidade que aconteceu na manhã desta quarta-feira (01), contou com a presença no plenário de 25 vereadores.
A Câmara Municipal de Teresina retornou as atividades legislativas na manhã desta quarta-feira (01). A solenidade contou com a presença de 25 dos 29 vereadores, o prefeito da capital Dr. Pessoa (Republicanos) além do atual líder da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva (PT).
O prefeito Dr. Pessoa realizou a abertura do primeiro ciclo de execução do Plano Plurianual (PPA 2022-2025) que visa estabelecer uma maior harmonia entre os poderes legislativos e municipais em Teresina. Na ocasião, o líder do Palácio da Cidade menciona o enfrentamento a desafios por meio da atuação efetiva e políticas públicas de interesse da população teresinense.
“O ano de 2022 fica marcado como um divisor na história da cidade de Teresina, pelo tanto de ações realizadas e entregues à população. Isso é o resultado do trabalho de muitos. Dos vereadores, que traduzem a voz das comunidades e norteiam a administração municipal. E da prefeitura, que planeja e realiza, sempre tendo em conta a voz popular e as prioridades da cidadania”, destacou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel (PDT), pontua que 2023 será um ano de desafios e reforça o comprometimento com o Prefeito Dr. Pessoa e dialogo com órgãos municipais no intuito de fazer uma gestão parceria e envolvida com a população de Teresina. O parlamentar municipal ressalta que um dos grandes problemas a serem enfrentados envolve a pasta do transporte público e da saúde.
“Esperamos que ele [Dr. Pessoa] se comprometa cada vez mais com a população de Teresina. Temos uma crise política, mas aqui temos também 29 vereadores preocupados com nossa cidade e o que queremos é sermos parceiros para poder resolver esses problemas. No final, quem sofre é a população com a ausência de transporte e saúde.”, disse o vereador.
Novas metas
Enzo Samuel ainda reforça que, para 2023, o objetivo da Câmara de Teresina é se aproximar ainda mais da comunidade e sanar as deficiências nas regiões da cidade. “O vereador é o político mais próximo, que tá no dia a dia, na comunidade, no bairro. Então, por que não levar a instituição para a próxima do povo? Para que os problemas daquela região possam ser discutidos lá mesmo. Então, essa é uma das ideias dessa nova gestão”, finalizou o presidente da Câmara, Enzo Samuel.
Confira abaixo a mensagem que o prefeito de Teresina enviou a Câmara Municipal de Teresina:
O ano de 2022 fica marcado como um divisor na história da cidade de Teresina, pelo tanto de ações realizadas e entregues à população. Nada disso é fruto do acaso. Isso é o resultado do trabalho de muitos. Do cidadão que, ciente dos seus direitos, cobra suas demandas. Dos vereadores, que traduzem a voz das comunidades e norteiam a administração municipal. E da prefeitura, que planeja e realiza, sempre tendo em conta a voz popular e as prioridades da cidadania.
Há muito para destacar. O ano de 2022 deu início ao primeiro ciclo de execução do Plano Plurianual (PPA 2022-2025) elaborado pela atual gestão, retratando as prioridades e os objetivos estabelecidos em harmonia com o Plano de Governo. Isso permitiu o enfrentamento de grandes desafios por meio de uma atuação eficiente, eficaz e efetiva, traduzindo-se em políticas públicas de interesse da população da capital piauiense.
O resultado pode ser visto em toda parte, e em todas as áreas.
Teresina recebeu importantes obras estruturantes, como o Viaduto da Barão de Gurgueia e a revitalização do Centro da cidade. Tivemos enorme avanço na construção da galeria da Zona Leste, da Marginal Poti Sul, da Urbanização da Vila da Paz, do Novo Mercado do Renascença II, do Parque Floresta Fóssil e da Urbanização do Calçadão da Av. Noé Mendes. Na pasta de Regularização Fundiária, o Município destacou-se no avanço dos processos de entrega dos títulos de imóveis a centenas de famílias, por meio do Programa “RegularizaTHE”. Lançamos a Casa da Mulher Brasileira e a ampliamos o Projeto Florescer, ações voltadas para a proteção à mulher. E pudemos ver o passo definitivo na construção do Museu da Imagem e do Som.
Na Educação, Teresina foi contemplada com o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), firmando-se no 1º lugar entre todas as capitais no Ensino Fundamental. Na saúde, podemos destacar a reforma de uma nova sede para o CMAM e o PROVIDA, fundamentais na atenção às crianças com dificuldades de aprendizagem e às pessoas com problemas de depressão, atuando na valorização da saúde mental.
Este relatório traz os detalhes do trabalho realizado no ano de 2022, de forma objetiva e transparente, evidenciando a adequada aplicação do dinheiro que é de cada teresinense. São ações de toda grandeza e em todas as áreas. E sempre balizadas pelo que é fundamental em uma administração pública: pensar no coletivo, levar conquistas ansiadas pelos cidadãos, melhorar a vida das pessoas. Em suma: fazer uma Teresina melhor, bem melhor.
As realizações do ano passado são a sequência natural do planejamento e de outras ações realizadas no ano de 2021. Da mesma forma, seguimos adiante com ações já em andamento ou projetadas para este ano de 2023. As projeções são alvissareiras, com obras de porte e alto alcance, como o Hospital da Mulher, o rebaixamento da Frei Serafim, a implantação da Casa da Mulher Brasileira, conclusão da Urbanização da Vila da Paz, da Marginal Poti Sul e Ponte da UFPI.
Torno a dizer: é um trabalho de muitos. É o trabalho de todos nós, por toda a cidade de Teresina. Por isso, tenho que agradecer a colaboração de tantos, em especial a efetiva e indispensável participação da Câmara Municipal de Teresina. Essa soma de vontade mostra que a interação respeitosa e continuada entre Executivo e Legislativo sempre produz melhores resultados para a cidade. Muito obrigado a cada vereador por esse trabalho de interesse de todos os teresinenses.
E meu mais profundo agradecimento a cada teresinense, comprometido com a concretização da cidade de nossos sonhos. Obrigado.
José Pessoa Leal - Prefeito de Teresina
Promotor investiga prefeito Joãozinho Félix por dívida de R$ 1,5 milhão com Equatorial
O inquérito civil foi instaurado no dia 4 de dezembro deste ano pelo promotor Maurício Gomes de Souza.É muito cedo para falar sobre as eleições de 2026, diz Gracinha Mão Santa
A deputada também falou sobre a possível integração do PP na base do governo de Lula (PT).PL deve se comprometer com a gestão de Sílvio Mendes, diz Samantha Cavalca
A vereadora eleita e jornalista Samantha Cavalca comentou sobre a aproximação do Partido Liberal à base do prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil).Relatório da equipe de transição está em fase de conclusão, diz Sílvio Mendes
O futuro gestor destacou que não pretende fazer uma “caça às bruxas” na administração de Dr. Pessoa (PRD), apenas tornar pública a situação que a cidade se encontra.PSD e MDB estão ajustando diálogo sobre as eleições 2026, diz Dr. Hélio
O emedebista pontuou ainda que essa estratégia é um caminho natural a ser seguido em busca de aumentar a bancada federal e estadual.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir