Viagora

Defesa Civil orienta teresinenses sobre risco de chuvas no carnaval

Os cuidados tem o objetivo de evitar transtornos como contaminação, curto-circuito, enchentes e deslizamentos, a Semdef informa que as dicas valem tanto para os foliões da rua quanto os caseiros.

A Secretaria Municipal da Defesa Civil (SEMDEF) alerta a população teresinense sobre providências a serem adotadas no período de chuvas durante o carnaval, visto que há expectativa de foliões curtindo a festividade nas ruas da capital.

Os cuidados tem o objetivo de evitar transtornos como contaminação, curto-circuito, enchentes e deslizamentos, a Semdef informa que as dicas valem tanto para os foliões da rua quanto os caseiros.

Em caso de chuva enquanto a pessoa está na rua, a Semdef orienta para que não permaneça em áreas descobertas, não se abrigue ou estacione o seu veículo debaixo de árvores, diante do risco de cair e causar graves acidentes. Além disso, é preciso evitar o trafego por áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos. É recomendado ainda evitar topos de morros e prédios.

Ao dirigir na chuva o cuidado é redobrado, a Defesa Civil destacou ainda a importância de verificar os limpadores de para-brisas, faróis, lanternas, luzes de freio e pneus. É necessário deixar um espaço de segurança entre os veículos da frente frear bruscamente e dar “golpes na direção” para reduzir o risco de aquaplanagem.

De acordo com a Defesa Civil municipal, é preciso manter os equipamentos elétricos distantes da água, bem como não tocar e nem os usar. “Se você mora ou trabalha em áreas sujeitas a inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos”, informa o órgão.

A alerta é para que os foliões e populares consultem os avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) antes das chuvas.

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Os moradores tem a disposição o número 199 para acionar em caso de acidentes ocasionados por precipitações, como alagamentos, descargas elétricas e deslizamentos. O Corpo de Bombeiros através do número 193 também está disponível para atender este tipo de ocorrência.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Defesa Civil de Teresina

Facebook
Veja também