Viagora

Dr. Pessoa abre atividades do Programa Forças no Esporte em Teresina

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o PROFESP atua atendendo crianças e jovens em vulnerabilidade social na capital.

Na manhã desta sexta-feira (03), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), abriu as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) 2023. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) em parceria com o 25° Batalhão de Caçadores.

De acordo com a Semec, o Programa Forças no Esporte foi desenvolvido em 2003 pelo Governo Federal, com o objetivo de atender crianças e adolescentes com idades entre 6 a 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O PROFESP visa promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e integração de alunos da rede pública, através de atividades esportivas, dentro de organizações militares.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaDr. Pessoa participa de solenidade de abertura das atividades do PROFESP 2022.
Dr. Pessoa participa de solenidade de abertura das atividades do PROFESP 2022.

Conforme o gestor do Executivo Municipal, o Programa é de grande importância para a população carente da capital.

“Esse projeto é um fortalecimento dessa parceria, caminhando no rumo da cidadania. O esporte e o lazer fazem parte do conhecimento, conhecimento não é só a grade curricular normal, tem outros vieses, como o esporte e principalmente, o esporte escolar, no sentido do fortalecimento da cidadania. E aqui, o Exército é referência e estou orgulhoso com o secretário de Educação, Dr. Nouga, desta parceria da Prefeitura Municipal de Teresina, da Semec, com o Exército Brasileiro”, declarou Dr. Pessoa.

Já Nouga Cardoso, que é secretário municipal de Educação, destacou que o PROFESP desperta o civismo militar nos alunos da rede pública.

“É uma alegria e uma satisfação poder estar nessa data de hoje no lançamento desse programa, que estabelece parceria entre o Exército Brasileiro e as Secretarias de Educação, que permite que crianças que estão em vulnerabilidade social, que estão com dificuldade na escola, possam receber esse reforço dentro das unidades militares, não só com vista a melhorar os seus conteúdos disciplinares, mas também com incentivo na área de esporte. E ainda tem o despertar do civismo militar. Muitas crianças que participam desse projeto no futuro pertencerão ao oficialato da força militar brasileira, então, para nós, é um orgulho e uma satisfação poder estar trabalhando essa iniciativa e levando cidadania e educação as crianças teresinenses”, apontou o secretário.

Conforme o comandante do 25º BC, tenente-coronel Tarabossi, o retorno do projeto representa o retorno das atividades após a pandemia de Covid-19.

“O 25º BC Já faz esse trabalho há quase vinte anos e infelizmente, durante a pandemia, nós ficamos suspensos, mas no final do ano passado, retornou. Então, para nós é uma alegria muito grande poder contribuir com a formação dessas crianças, dar um pouco de ação cívica e social para elas, contribuir um pouco com a alimentação, com a parte cultural e com atividades esportivas”, afirmou o comandante.

PROFESP

No ano de 2023, o Programa Forças no Esporte irá incluir 40 alunos da escola municipal Delmira Coelho Machado e 50 estudantes da Escola Municipal Deputado Antonio Gayoso As unidades de ensino são localizadas na zona N

Facebook
Veja também