Defesa Civil acompanha aumento do nível do rio Marathaoan em Barras
De acordo com Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível atual do rio já ultrapassou a cota de atenção, que é de 320 centímetros.
Nessa terça-feira (07), a Secretaria de Estado da Defesa Civil anunciou que está acompanhando o rio Marathaoan, localizado no município de Barras, devido ao aumento de seu nível, que ultrapassou a cota de atenção por conta das chuvas intensas em todo o Piauí.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível atual do rio está em 346 centímetros, estando acima da cota de atenção que é de 320 centímetros. Se chegar aos 370 centímetros, o rio entra em situação de alerta.

De acordo com Werton Costa, que é o assessor técnico da Defesa Civil, a secretaria está dando a atenção devida aos boletins divulgados pelo CPRM.
“Nós observamos que a movimentação sobre o rio, ou seja, o aumento e a vazão associados às condições climatológicas, está coerente com o período, em que há naturalmente uma intensificação das chuvas na região. No entanto, o estágio acima da atenção exige de nós o monitoramento dessa condição e o acompanhamento das mudanças atmosféricas”, explicou Werton.
O assessor técnico destacou ainda, que na segunda quinzena de fevereiro há previsão de aumento dos volumes de chuva na faixa Norte e Centro-Norte do Estado, mas que a Defesa já possui um plano de contingência caso seja necessário.
“Vamos intervir sobre toda a região do Vale do Longá, especialmente na estação de monitoramento Pedrinhas, que sinaliza que o rio está acima da cota de atenção. No caso dele atingir o patamar de alerta, já teremos um plano organizado para qualquer intervenção no sentido de proteger as famílias ribeirinhas de quaisquer transtornos”, concluiu Werton Costa.
Barras
Piauí
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
-
Aprovados no concurso da FMS protestam em frente à Câmara de Teresina
Os profissionais reivindicam a convocação de mais de mil aprovados no último certame de 2024. -
Prefeitura de Esperantina convoca suplentes da PNAB
Os convocados devem apresentar, no prazo de três dias úteis, a documentação de habilitação e os dados bancários atualizados, necessários para fins de pagamento do recurso ao qual foram selecionados. -
Ministério Público investiga Cooperativa dos Taxistas do Aeroporto de Teresina
Segundo o MPT, a cooperativa foi denunciada por supostas irregularidades trabalhistas, incluindo não pagamento do décimo terceiro salário, do vale-transporte e jornadas acima dos limites legais. -
Preços de frutas e verduras sobem e caem as vendas na Nova Ceasa em Teresina
Permissionários e consumidores relataram queda no fluxo de clientes e oscilação nos valores dos produtos. -
Esperantina sedia curso intermunicipal sobre Proteção Social Básica no SUAS
O evento segue até a próxima quinta-feira (22), com atividades nos turnos manhã e tarde, e acontece no plenário da Câmara Municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir