Viagora

Rafael Fonteles será decisivo para Teresina em 2024, diz Fábio Novo

O líder do governo da Assembleia Legislativa do Piauí destacou a popularidade do governador entre os eleitores da capital.

O deputado Fábio Novo (PT) declarou nesta terça-feira (18) que o governador do Piauí, Rafael Fonteles, é importante para as discussões e decisões políticas do Partido dos Trabalhadores visando as eleições municipais em Teresina no ano de 2024.

O líder do governo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) ressaltou ainda a popularidade de Rafael entre os eleitores da capital e afirmou que o governador, diante do seu peso político, terá papel decisivo no pleito do próximo ano.

Foto: Matheus Santos/ViagoraDeputado Fábio Novo
Deputado Fábio Novo

“Em 2020 nós tínhamos um cenário que era muito ruim para o Partido dos Trabalhadores. Agora a gente tem um cenário que é positivo para o PT, bolsonarismo em baixa, o PT melhorou sua imagem, hoje nós temos um governador que tem mais de 70% de aprovação na capital, isso é um cenário muito bom, ele é uma pessoa que vai ser decisiva e importante para o processo de Teresina, mas também do interior, caso continue com esses níveis de aprovação. Então ele vai ter um papel decisivo, não só na capital, mas em outros lugares. Então são muitas variáveis. Daqui para 2024, essas variáveis todas podem mudar, porque a política é muito dinâmica, né? Talvez eu nem esteja vivo em 2024, né? O futuro a Deus pertence. Vamos aguardar as coisas acontecerem”, informa.

Aproximação com Enzo Samuel

Além disso, o parlamentar falou sobre a aproximação com o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel (PDT) e o Dr. Vinicíus (PT). Nos bastidores da política o trio é cotado para disputar a prefeitura da capital.

“Existe aproximação com nosso vereador Enzo Samuel, é bom lembrar que ele é da nossa base, ele esteve na campanha do governador Rafael Fonteles e o Dr. Vinicius é do PT, eu também sou, então existe aproximação com o três, com o deputado Franzé, e também com o deputado Merlong. Essa aproximação é natural e nós obviamente transitamos e cuidamos”, explica.

Pré-candidato do PT

Acerca das articulações internas dentro do PT para a escolha de um pré-candidato, Fábio Novo afirmou que as discussões são acaloradas porque o partido é democrático e possui diversos nomes disponíveis e a altura do pleito.

“Olha, o partido não tem dono, qualquer pessoa pode chegar em uma reunião do seu diretório, da sua executiva, e colocar seu nome à disposição. Algumas outras siglas não fazem esse tipo de discussão. Por isso que às vezes as coisas não são mais acaloradas. No PT é mais acalorado porque não tem dono, porque qualquer pessoa pode se colocar. Então, como nós temos mais de uma pessoa se colocando no PT é normal esse trânsito. Que bom que a gente tem mais de um nome capacitado pra discutir no nosso partido, no momento certo que será em 2024 as escolhas serão feitas”, pontua.

Questionado sobre uma suposta união em detrimento do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado Franzé, que também é cotado para a disputa, Fábio Novo negou a possibilidade e afirmou que no partido existe diversas variáveis. O parlamentar relembrou momentos históricos do PT na escolha dos pré-candidatos à prefeitura, no ano de 2012 e em 2020, onde haviam diversas articulações e disputas internas para a definição.

Facebook
Veja também