Viagora

Seminário discutirá sobre preservação do bioma cerrado em Bom Jesus

O I Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades dos Cerrados do Piauí acontecerá nesta quinta-feira (20) e contará com apresentação dos dados referentes a preservação do bioma.

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja- Piauí) informou promoverá nesta quinta-feira (20) o I Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades dos Cerrados do Piauí na cidade de Bom Jesus. O evento irá discutir sobre o desenvolvimento sustentável da região e promete uma apresentação dos dados referentes a preservação do bioma.

Segundo a Aprosoja Piauí, o seminário tem a missão de destacar o aproveitamento sustentável do cerrado, considerado o segundo maior bioma do Brasil, que representa aproximadamente 25% do território nacional.

Foto: Divulgação/ Aprosoja-PiauíSeminário sobre preservação de cerrado em Bom Jesus.
Seminário sobre preservação de cerrado em Bom Jesus.

Ainda segundo a associação dos produtores de soja, existe um estudo acerca da quantificação das áreas destinadas à preservação nas propriedades rurais do Estado, a pesquisa contou com auxílio da Embrapa.

Conforme a pesquisa, o Piauí possui área destinada a Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar)acima da média nacional. O Estado preserva 30% do bioma cerrado, porcentagem superior ao determinado pelo Código Florestal, que estabelece uma área de 20%.

“Temos ainda as áreas de preservação permanente e área muito maior de preservação de vegetação nativa espontânea”, explica Alzir Neto, presidente da Aprosoja Piauí.

Além disso, o evento visa discutir sobre o controle do desmatamento do cerrado. De acordo com o Mapbiomas, a região do Matopiba (sigla que represente o território do Cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), registrou aumento de cerca de 20% no desmatamento do cerrado, a pesquisa é de 2022 e aponta para uma ampliação considerável em menos de um ano.

Também marcarão presença no evento a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag), Prefeitura de Bom Jesus, Sebrae Piauí, Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus, Sindicato Rural de Bom Jesus do Gurguéia, Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Mais conteúdo sobre:

Bom Jesus

Piauí

Aprosoja- Piauí

Facebook
Veja também