Viagora

FMS promove ações preventivas contra dengue e zika em Teresina

A programação prioriza locais com maior concentração de pessoas e realiza palestras, além de demonstrações sobre as formas de prevenir as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo ações de mobilização contra arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos e as mais comuns em ambientes urbanos são a dengue, chikungunya e zika transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A programação é elaborada pelo Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) da FMS e prioriza locais com maior concentração de pessoas como estabelecimentos de saúde, escolas, empresas e entidades com a realização de palestras e demonstrações sobre as formas de prevenir as arboviroses.

Foto: Divulgação/PMTações preventivas sobre dengue
ações preventivas sobre dengue

A coordenadora do NESC, Maria Júlia Rocha, ressalta que ações educativas também previnem doenças. “A prevenção é a principal forma de combater o Aedes aegypti. Estamos em período chuvoso e a Fundação Municipal de Saúde orienta, intensifica os trabalhos educativos e reforça que a população deve manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, diz.

A programação das atividades é desenvolvida geralmente no turno da manhã com apresentação dos dados epidemiológicos das arboviroses, orientações para combate e prevenção com palestras, distribuição de material educativo, inspeção no prédio, stand com material para visualização do ciclo biológico do Aedes aegypti e materiais para reciclagem.

Programação de abril:

04/04 (terça feira) – Hospital do Matadouro

11/04 (terça feira) Hospital são Carlos Borromeo

14/04 (sexta Feira) CMEI Anita Ferraz – manhã e tarde

18/04 (terça feira) Unidade Escolar prof. Adamir Leal, às 10h

19/04 (quarta Feira) – UBS Portal da Alegria

27/04 (quinta feira) – Ferro Norte Industrial – das 9h30 às 14h

28/04 (sexta feira) – Ferro Norte Industrial – das 9h3 às 14h

Por Camila Trindade

Facebook
Veja também