Viagora

Imepi realiza vistoria no Mercado do Peixe de Teresina

O Instituto diz que a Operação Páscoa visa atestar que a população não seja prejudicada na pesagem dos produtos

Nessa terça-feira (04), o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), fez uma vistoria nas balanças do Mercado do Peixe, localizado na avenida dos Expedicionários, zona leste de Teresina.

Segundo o Instituto, a fiscalização é parte da Operação Páscoa, que objetiva assegurar os direitos dos consumidores nos alimentos e aparelhos de pesagem durante a Semana Santa. Na ação, é conferido se as balanças estão dentro dos parâmetros exigidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Foto: Luis Marcos/ ViagoraMovimentação no mercado do peixe
Movimentação no mercado do peixe
A coordenadora de fiscalização do Imepi, Geuseni Rabelo, explica como está sendo feito o procedimento de investigação. “Todas as balanças encontradas com os vendedores do Mercado do Peixe estão sendo verificadas. Em caso de irregularidade, dependendo do tipo de não conformidade, nós interditamos a balança e podemos aplicar uma autuação, que pode resultar em multa para o comerciante”, disse.

Para a diretora geral do Imepi, Patrícia leal, o trabalho do Instituto é importante para atestar que a população não seja prejudicada. No fim da operação, foi confirmado que das 31 balanças verificadas, duas estavam irregulares.  Ainda ocorreu a apreensão de um instrumento de peso importado, e a interdição de outro que passou do limite de pesagem permitido.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também