Viagora

Hospital de Urgência de Teresina alcança grau de Alta Conformidade

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o percentual do HUT foi de 76%, relacionado aos protocolos de segurança implantados, infraestrutura, materiais disponíveis e demais itens.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu uma avaliação nacional das Práticas de Segurança do Paciente no ano de 2022 e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi classificada com o grau de “Alta Conformidade”, considerado o nível mais alto de aprovação.

Conforme a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a análise da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) considerou 21 indicadores de estrutura e processo avaliados. O nível Alta Conformidade compreende a 67% e 100%.

Foto: Ascom/HUTHospital de Urgência de Teresina (HUT).
Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A FMS informou ainda que o percentual do HUT foi de 76%, relacionado aos protocolos de segurança implantados, infraestrutura, materiais disponíveis, Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) ativo, entre outros itens, avaliados pela Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), órgão ligado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Coordenadora do NSP, Lenier Braga, explicou que o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) tem como uma das principais estratégias a adoção de práticas seguras. “Trata-se de um componente essencial para a promoção de um cuidado centrado na qualidade junto aos pacientes atendidos na unidade”, afirma.

O diretor-geral, Anderson Dantas, afirmou que o desempenho positivo do HUT na avaliação da Anvisa é resultado das equipes que estão preocupadas em garantir mais segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Alcançar esse grau é muito relevante para engajarmos ainda mais as nossas equipes para um cuidado mais seguro e baseado em evidências com um grande potencial de salvar mais vidas”, reforçou.

A FMS ainda informou que o HUT é referência na alta complexidade de traumas avançados e tem 15 anos de fundação contando com cirurgia geral e em diversas especialidades da urgência. A unidade de saúde possui 375 leitos e atende uma média cinco mil usuários por mês.

Facebook
Veja também