Viagora

Teresina registra 167 acidentes causados por pipas em 2022

Segundo a Equatorial Piauí, nos meses de junho a agosto é o período em que a brincadeira mais acontece, devido a maior incidência de fortes ventos, combinado com o período de férias escolares.

De acordo com um levantamento realizado pela distribuidora de energia, Equatorial Piauí, em 2022 foram contabilizadas 320 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia causadas pela prática de soltar pipas em todo o Estado. Esse número é 34% maior que o de 2021, que registrou 238 ocorrências.

Segundo a Equatorial Piauí, nos meses de junho a agosto é o período em que a brincadeira mais acontece, devido a maior incidência de fortes ventos, combinado com o período de férias escolares, e consequentemente, os casos de falta de energia causadas pela prática aumentam.

Conforme a distribuidora, ainda que esse período de maior incidência não ter chegado, apenas neste ano, já foram registradas 25 ocorrências de pipas na rede elétrica. Esse número, segundo a Equatorial, corresponde em média, a 6 ocorrências por mês.

De acordo com a empresa, a capital do Piauí segue sendo a cidade com maior número de casos, com 167 ocorrências em 2022, sendo responsável por 52% do total de interrupções causadas por pipas no Piauí. Em seguida, aparece Parnaíba, com 12 casos, Amarante com 10 casos, Esperantina e Campo Maior com 8 casos cada. Já em 2023, Teresina continua no primeiro lugar do pódio com 10 casos.

Para o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio, mesmo que essa seja uma prática divertida, soltar pipa requer cuidados, e quando são soltadas por crianças devem sempre ser supervisionadas por adultos. “Estamos sempre orientando as pessoas a não soltar pipas próximo da rede elétrica, por conta, primeiramente, do risco de segurança. A chance de acontecer uma transferência de carga, principalmente para aqueles que usam o cerol, é muito grande, o que pode causar acidentes que podem ser fatais”, explica o Executivo.

Além do risco na segurança, soltar pipa próximo da rede elétrica também pode danificar componentes do sistema de distribuição, causando interrupções para várias unidades consumidoras.

Para ajudar na segurança na hora de soltar pipas, a distribuidora listou algumas práticas e dicas que devem ser seguidas. A primeira dica, é procurar um local aberto e longe da rede elétrica para evitar acidente. Além disso, a brincadeira deve ser realizada de preferência, sob a supervisão de um adulto.

A Equatorial Piauí também diz que em qualquer situação de pipa no sistema elétrico da Distribuidora, entre em contato com a central no número 0800 086 0800 para que uma equipe possa realizar uma avaliação técnica da situação e proceder da melhor forma para solucionar o caso.

Por fim, a empresa sugere que o uso de cerol ou papel alumínio na confecção das pipas sejam descartados, pois os materiais podem provocar curtos-circuitos e colocam em risco não só a vida de quem brinca, como também das pessoas que transitam pelo local.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Equatorial Piauí

Facebook
Veja também