Viagora

HGV inaugura unidade de tratamento de AVC nesta segunda em Teresina

De acordo com informações do Governo do Piauí, a inauguração será realizada através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Nesta segunda-feira (12), por volta das 8h, será inaugurada a primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

De acordo com informações do Governo do Piauí, a inauguração será realizada através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). No local estará disponibilizado 10 leitos e uma equipe especializada para atender os pacientes.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíLeitos
Leitos

Ainda de acordo com o governo do Estado, a equipe da unidade será composta por sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Segundo o governo, a unidade de tratamento de AVC vai beneficiar todo o estado. O coordenador da Linha de Cuidados do AVC no Estado, Romilto Pacheco, informou que o local contará com o apoio de outras unidades e tecnologias avançadas.

“Além disso, a capital contará com uma rede de apoio de outras unidades com o suporte de uma equipe multidisciplinar e tecnologias avançadas. Essa rede de apoio é fundamental para que possamos oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, especialmente em casos mais complexos e de alta gravidade”, informa.

O coordenador da Linha de Cuidados do AVC comenta também que em em todo o estado foram cerca de 1.200 pessoas vítimas da doença e infarto.

 “Em seis meses do início das Linhas de Cuidado, já foram atendidos 1.200 pacientes com AVC e Infarto Agudo do Miocardio (IAM) em todo o estado, sendo que 220 receberam o medicamento chamado trombolítico, que desentope o vaso da cabeça e do coração”, comentou.

O secretário de Saúde, Antonio Luiz, comenta que com a nova unidade mais piauienses vão poder ser atendidos, o que vai resultar na redução de mortes e sequelas deixadas pela doença.

“Isso significa que teremos cada vez mais piauienses atendidos com o mais alto padrão de assistência, o que certamente resultará em redução de mortes e de seqüelas”, falou.

Facebook
Veja também