Viagora

Maternidade Wall Ferraz orienta mães em alusão ao Dia da Cardiopatia

Segundo a FMS, cardiopatia congênita é uma doença em que há anormalidade na função ou estrutura do coração desde o nascimento do bebê.

Nessa terça-feira (12), a Maternidade Wall Ferraz localizada, no bairro Itararé, na zona Sudeste de Teresina, realizou uma roda de conversas em alusão ao “Dia da Cardiopatia”, com a fala conduzida por Tuany Costa, mãe de bebê com cardiopatia congênita e idealizadora do "Projeto Abraçando Corações".

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, Tuany Costa falou sobre a incidência da cardiopatia congênita, o que é, e como os pais podem ter acesso ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotados todos os meios de atendimento.

A diretora da Maternidade Wall Ferraz, Liége Ribeiro explicou sobre a importância do evento. “Grande parte desses cardiopatas precisam de cirurgias bastante complexas e elas não são realizadas em nosso Estado, mas em grandes centros como Recife, Fortaleza, São Paulo. A Tuany conversou as outras mães e esclareceu sobre os trâmites necessários, além de ter feito um acolhimento a essas mães e levou a experiência positiva dela quanto a seu bebê, que esteve internado na Maternidade Wall Ferraz e foi operado em São Paulo e está bem”, destacou.

Cardiopatia congênita

Segundo a FMS, cardiopatia congênita é uma doença em que há anormalidade na função ou estrutura do coração desde o nascimento do bebê. Existem alguns tipos de malformações congênitas, mas entre as mais comuns estão a comunicação anômala entre os átrios esquerdo e direito, comunicações interatriais e também as interventriculares.

Facebook
Veja também