Viagora

Zoobotânico de Teresina recebe doação voluntária de jaguatirica

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), a ação faz parte do processo de readaptação do animal, pois a jaguatirica foi criada em um ambiente doméstico.

O Bioparque Zoobotânico de Teresina recebeu na última quinta-feira (15), a doação voluntária de uma jaguatirica fêmea que integrará a parte do plantanel junto a outro animal da mesma espécie macho.

De acordo com o Governo do Piauí, a entrega do animal foi acompanhada pela Diretoria de Conservação e Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh). A jaguatirica era da cidade de Santa Luz, localizada no extremo Sul do Piauí, onde foi criado em um ambiente doméstico.

Foto: Divulgação/ SemarhJaguatirica fêmea que vivia no extremo sul do Piauí.
Jaguatirica fêmea que vivia no extremo sul do Piauí.

A Semarh informou que o animal foi inserido na natureza quando ainda estava no interior do Estado, mas após certo período não conseguiu se adaptar ao habitat natural e como processo de readaptação foi transferido para o Zoobotânico da capital.

A Gerente de Conservação e Biodiversidade da Semarh, Jurema Chaves, explicou que a ação visa garantir que a jaguatirica se adapte à natureza novamente e conviva com outro animal da sua espécie.

“Agora esperamos a reprodução da espécie que é muito importante, ela também terá uma melhor convivência juntamente com o Faísca”, disse, se referindo à jaguatirica macho que já vivia no local.

Segundo a Semarh, o caso será acompanhado integralmente pela secretaria. Além disso, o órgão ressaltou a importância da reprodução em cativeiro, quando possível, para estimular a preservação das espécies em todo o mundo.

Facebook
Veja também