Viagora

HGV faz 1ª trombectomia mecânica por Linha de Cuidado ao AVC

Regulado e atendido dentro da janela terapêutica de 4 horas de evolução desde o início dos sintomas, o paciente foi admitido na UPA do Renascença em Teresina.

Na última quinta-feira (20), o Hospital Getúlio Vargas realizou a 1ª trombectomia mecânica no tratamento de Acidente Vascular Cerebral. Proporcionado pelo Programa Linhas de Cuidado do AVC, o procedimento ocorreu na sala de hemodinâmica do hospital e consiste no uso de uma técnica minimamente invasiva que visa remover o coágulo causador do AVC de forma eficaz utilizando materiais específicos.

Regulado e atendido dentro da janela terapêutica de 4 horas de evolução desde o início dos sintomas, o paciente foi admitido na UPA do Renascença em Teresina.

Romilto Pacheco, médico neurointervencionista coordenador das linhas de cuidado do AVC da Sesapi, afirma que o procedimento avançado só é realizado no HGV no contexto do SUS. “O estado está mostrando que é capaz de evitar mortes, sequelas/ incapacidades usando tudo que está disponível no mundo", diz.

A implantação do Programa Linhas de Cuidado do AVC e do IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) levou o Piauí a se tornar referência no tratamento de AVC. Disponíveis 24 horas para discussão dos casos, os serviços funcionam com equipes de teleassistência da neurologia e cardiologia para discussão dos casos, seja com a regulação, equipes do SAMU ou unidades hospitalares.

"Mais um grande feito do nosso HGV, o maior hospital público do estado é referência em procedimentos de alta complexidade", declara Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também